Botafogo dispensa Renato Paiva após revés na Copa do Mundo de Clubes

O Botafogo anunciou a demissão do técnico Renato Paiva na madrugada desta segunda-feira (30.jun.2025), menos de 48 horas após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, com derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na prorrogação
Por: Evelyn Santos 30.jun.2025 às 08h45
Botafogo dispensa Renato Paiva após revés na Copa do Mundo de Clubes
Foto: Image Photo Agency/Getty Images e @botafogo

O Botafogo anunciou, na madrugada desta segunda-feira (30.jun.2025), a demissão do técnico Renato Paiva, menos de dois dias após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na prorrogação, nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. A decisão, comunicada por meio de nota oficial, também marcou a saída dos auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel dos Santos, do preparador de goleiros Rui Tavares e do preparador físico Daniel Castro. O clube agora busca um novo treinador para a sequência da temporada.

Renato Paiva assumiu o comando do Botafogo em 27 de fevereiro de 2025, após a saída de Artur Jorge, campeão da Libertadores e do Brasileiro de 2024, que aceitou uma proposta do Al-Rayyan, do Catar. Em 23 partidas à frente do time, Paiva obteve 12 vitórias, três empates e oito derrotas, com um aproveitamento de 56,5%. Um dos destaques de sua passagem foi a vitória por 1 a 0 sobre o PSG na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes.

Após a eliminação para o Palmeiras, Paiva expressou satisfação com o desempenho da equipe: “O primeiro sentimento que me veio assim que o árbitro apitou, independentemente se tivesse vencido ou perdido, é de orgulho. Pelo trajeto que fizemos até aqui, pelo que os jogadores fizeram, a capacidade de jogar contra uma equipe forte e que conhecemos bem.”

Atualmente, o Botafogo está na oitava posição do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos em 11 rodadas, e segue nas oitavas de final da Libertadores, onde enfrentará a LDU, e da Copa do Brasil, contra o Bragantino.

A demissão de Paiva marca o primeiro movimento de John Textor após sua saída da presidência do Lyon, na França, onde nomeou Michael Gerlinger como CEO e Michele Kang como presidente. Textor anunciou maior dedicação ao Botafogo: “Eu vou passar muito mais tempo pensando na Eagle globalmente, voltando mais para o Botafogo. Tenho ótimos sócios no Eagle Football Group, acionistas que vão tomar à frente para lidar com assuntos que eu honestamente não fui muito bom para lidar na França. Estou ansioso para me reconectar com o Brasil.”



A nota oficial do Botafogo destacou: “O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada ao profissional na noite deste domingo (29). O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses - com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, na Copa do Mundo de Clubes, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil.”

John Textor e a diretoria do clube já iniciaram a busca por um novo técnico, visando manter a competitividade na luta pelos bicampeonatos da Libertadores e do Brasileiro, além do título inédito da Copa do Brasil.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Inep anula três questões após professor exibir itens quase idênticos em live no YouTube
Polícia Federal investiga possível vazamento de questões sigilosas do Banco Nacional de Itens
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Master após nova tentativa de venda
Prisão de Daniel Vorcaro e rejeição a propostas de compra aceleraram intervenção do BC
Globo pode ficar sem transmitir possível decisão de Flamengo x Palmeiras na última rodada
CBF divulga tabela detalhada das rodadas finais do Brasileirão 2025 e emissora carioca não terá direito de escolha na 38ª rodada
STF inicia prazo final para recursos de Bolsonaro após publicar acórdão
Primeira turma rejeitou embargos anteriores por unanimidade; defesa ainda pode tentar embargos de declaração e infringentes
Carregando..