Japão vence Brasil de virada em confronto histórico

Seleção Brasileira abre 2 a 0, mas sofre revés inédito com gols de Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda
Por: Evelyn Santos 14.out.2025 às 09h57
Japão vence Brasil de virada em confronto histórico
Koji Watanabe/Getty Images
Pela primeira vez na história, o Japão derrotou o Brasil, vencendo por 3 a 2 de virada, em partida disputada no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, nesta terça-feira (14). A Seleção Brasileira chegou a liderar o placar por 2 a 0, mas viu os japoneses reverterem o resultado na etapa final, marcando um feito inédito no confronto entre as duas equipes.

No comando de Carlo Ancelotti, o Brasil anotou seus gols no primeiro tempo, com Paulo Henrique e Gabriel Martinelli. Já no segundo tempo, Minamino, um gol contra de Fabrício Bruno e Ueda garantiram a virada japonesa. Este resultado marca a segunda derrota de Ancelotti desde que assumiu a Seleção, em junho de 2025, acumulando agora 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, com aproveitamento de 55,5%.
A escalação brasileira contou com mudanças em relação ao time que goleou a Coreia do Sul por 4 a 0 na última sexta-feira (10). O Brasil entrou em campo com: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro e Bruno Guimarães; Luiz Henrique, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior e Gabriel Martinelli.

Nos primeiros 20 minutos, o Japão tentou pressionar, subindo suas linhas de marcação para dificultar a saída de bola brasileira. Apesar disso, o Brasil assumiu o controle após abrir o placar. Aos 26 minutos, uma jogada envolvente entre Paulo Henrique, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães resultou no primeiro gol. O meia do Newcastle encontrou o lateral-direito do Vasco em profundidade, e Paulo Henrique finalizou com o lado de fora do pé após invadir a área.
Seis minutos depois, aos 32, Martinelli ampliou. Após receber um passe preciso de Paquetá por cima da defesa japonesa, o atacante do Arsenal finalizou cruzado, consolidando a vantagem brasileira.

No entanto, o segundo tempo trouxe um cenário diferente. Aos 7 minutos, Fabrício Bruno, zagueiro do Cruzeiro, perdeu o equilíbrio na área e entregou a bola para Minamino, do Monaco, que marcou o primeiro gol japonês. O empate veio com outro erro de Fabrício Bruno: após cruzamento, Nakamura chutou de primeira, e o zagueiro, ao tentar interceptar, desviou contra o próprio gol.
A virada japonesa foi selada aos 26 minutos, quando Ueda subiu mais alto que a defesa brasileira em um escanteio e cabeceou. O goleiro Hugo Souza, do Corinthians, até tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol. Foi a primeira vez que a Seleção sofreu três gols em um único jogo sob o comando de Ancelotti.

Com o resultado, o Brasil segue sem alcançar 100% de aproveitamento em uma Data Fifa desde outubro de 2024, quando, sob o comando de Dorival Júnior, venceu Chile e Peru pelas Eliminatórias. A Seleção retorna aos gramados em novembro de 2025 para amistosos contra seleções africanas na Europa, com adversários ainda a serem definidos pela CBF.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O Flamengo está prestes a fechar a contratação mais cara da história do futebol brasileiro
Negociação avança para repatriar Lucas Paquetá do West Ham e quebrar recorde de valores
Endrick brilha com hat-trick na vitória do Lyon
Jovem brasileiro de 19 anos faz três gols contra o Metz, é aplaudido pela mídia mundial e confirma ótima adaptação no futebol da França
Ibovespa atinge 185 mil pontos em recorde histórico
Dólar sobe levemente e mercados globais aguardam decisões de juros do Fed e Copom na primeira Superquarta de 2026, com inflação prévia abaixo do esperado no Brasil.
Luis Stuhlberger critica gasto público elevado e alerta para riscos fiscais no Brasil
Gestor da Verde Asset afirma que o país opera com nível “insano” de despesas estatais para um emergente, com dívida em trajetória de alta e resiliência econômica sustentada por transferências governamentais, mas insustentável a longo prazo
Brasil registra média de 66 desaparecimentos de crianças e adolescentes por dia em 2025
País contabilizou 24.213 casos ao longo do ano passado, segundo dados oficiais do Ministério da Justiça e Segurança Pública; maioria das vítimas tem entre 12 e 17 anos e meninas representam 56% do total
África ganha espaço no futebol brasileiro
Clubes do Brasileirão intensificam busca por talentos do continente africano
Carregando..