Brasil deve questionar Egito sobre liberação de brasileiros em Gaza

Brasileiros ficaram de fora da lista de estrangeiros autorizados a deixar o território de guerra pela terceira vez
Por: Brado Jornal 03.nov.2023 às 11h15
Brasil deve questionar Egito sobre liberação de brasileiros em Gaza

O Brasil deve enviar questionamentos ao governo do Egito sobre os critérios adotados para a liberação de civis autorizados a deixar a Faixa de Gaza, território de conflito entre Israel e o Hamas. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles nesta sexta-feira (3).

Mais cedo, pelo terceiro dia seguido, a lista com nomes de estrangeiros que poderão deixar o território de guerra não contempla o Brasil. Um grupo de 34 pessoas aguarda a liberação para embarcar para o Brasil via Egito. São 24 brasileiros e 10 palestinos que estão em processo ou darão início à imigração ao país.

A fronteira de Rafah com o Egito foi aberta na quarta-feira (1), depois de um acordo mediado pelo Qatar com o Israel e o Hamas. Será utilizada para a retirada de pessoas gravemente feridas, estrangeiros e portadores de dupla nacionalidade.

Em nota divulgada no começo da liberação, o Itamaraty disse confiar que “em breve” os brasileiros na Faixa de Gaza “serão contemplados com autorização para passagem por Rafah”. O ministério disse que as negociações “continuarão a ser feitas até que se concretize a saída dos brasileiros retidos em Gaza”.

O Itamaraty declarou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) “têm realizado gestões em favor da saída dos brasileiros junto a diversas altas autoridades de Egito, Israel, Qatar, Autoridade Palestina e de outros países da região”. 

Na quinta-feira (2), Mauro Vieira conversou com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, para pedir a liberação do grupo de brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

“O Ministro Mauro Vieira manteve há pouco novo contato telefônico com Sameh Shoukry, chanceler do Egito, no qual reiterou gestões pela liberação da passagem de Rafah para os brasileiros retidos em Gaza, para que possam entrar em território egípcio e ser imediatamente repatriados”, declarou o órgão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fux provoca polêmica no STF com voto sobre caso Bolsonaro
No entanto, a posição de Fux gerou surpresa e questionamentos entre outros membros do STF.
Drone atinge embarcação de ativistas em rota para Gaza
Incidente na costa tunisiana deixa barco danificado, mas sem vítimas
Carlos Lupi afirma que Lula não foi alertado sobre irregularidades no INSS
Ex-ministro da Previdência relata que discussões com o presidente se restringiam a temas amplos; detalhes do caso só emergiram com ação policial
Moraes aponta ameaças de Bolsonaro ao STF em julgamento sobre tentativa de golpe
Moraes também trouxe à tona um discurso de Bolsonaro durante ato no feriado de 7 de setembro de 2021
Julgamento de Bolsonaro e réus por tentativa de golpe no STF gera dúvidas sobre possível prisão
Somente após a análise de todos os recursos, e se forem negados, o processo alcançará o trânsito em julgado, momento em que não há mais possibilidade de apelação.
Carregando..