Netanyahu confirma progresso nas negociações para libertar os reféns do Hamas

As negociações com o Hamas incluiriam um cessar-fogo e a libertação de palestinos detidos, entre outras condições, com a mediação do Catar
Por: Brado Jornal 21.nov.2023 às 14h31
Netanyahu confirma progresso nas negociações para libertar os reféns do Hamas

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou nesta terça-feira (21) que há progressos nas negociações com o Hamas para a libertação de reféns israelenses.

“Estamos fazendo progressos, espero que tenhamos boas notícias em breve”, disse Netanyahu a soldados israelenses durante uma visita a uma base militar no norte do país.

As negociações com o Hamas incluiriam um cessar-fogo e a libertação de palestinos detidos, entre outras condições, com a mediação do Catar.

Pouco depois, o gabinete de Netanyahu emitiu um comunicado afirmando que, “à luz dos acontecimentos relacionados com a libertação de nossos reféns”, o gabinete de guerra, o gabinete de segurança e o governo se reunirão sucessivamente na noite desta terça-feira, a partir das 18h (horário local, 16h GMT), 19h e 20h, respectivamente.

Horas antes, o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que as negociações estavam “perto de chegar a um acordo”.

“Os negociadores nunca estiveram tão perto de um acordo”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Catar. As negociações atingiram a sua “fase final”, disse o porta-voz ministerial Majed Al Ansari.

Segundo fontes do Hamas e da Jihad Islâmica, outro grupo armado palestino, ambos os movimentos aceitaram os termos do acordo.

No ataque de 7 de outubro ao sul de Israel, militantes do Hamas mataram 1.200 pessoas, a maioria civis, e sequestraram cerca de 240 reféns que foram levados para Gaza.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha afirma não participar nestas conversações, mas a sua presidente, Mirjana Spoljaric, reuniu-se na segunda-feira no Catar com Haniyeh para “avançar nas questões humanitárias ligadas ao conflito armado em Israel e Gaza”.

“Nunca estivemos tão perto” de um acordo, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby. “Estamos confiantes. Mas ainda há trabalho a fazer.” Na mesma linha, o presidente Joe Biden se manifestou quando questionado se o acordo estava próximo. “Acho que sim”, disse ele, cruzando os dedos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Em visita a Portugal, pré-candidato Renan Santos tem encontro com Dom Duarte Pio
Renan Santos se reúne com Dom Duarte Pio, pretendente ao trono português
Greve geral na Argentina causa cancelamentos de voos entre Brasil e país vizinho
Paralisação contra reforma trabalhista de Javier Milei afeta companhias como Aerolíneas Argentinas, Gol e Latam; passageiros podem remarcar ou pedir reembolso sem custos
Mulher de 23 anos é presa em flagrante por estupro de vulnerável durante carnaval em Salvador
Suspeita foi detida após imagens de câmeras de segurança identificarem a autora do crime contra criança de dois anos no circuito Osmar
Marco Rubio mantém diálogos reservados com neto de Raúl Castro sobre Cuba
Secretário de Estado dos EUA discute futuro da ilha em contatos discretos, segundo Axios; governo nega negociações formais
Acadêmicos de Niterói é rebaixada após estreia com enredo em homenagem a Lula no Carnaval do Rio
Agremiação terminou em último lugar no Grupo Especial com 264,2 pontos e volta à Série Ouro em 2027; Viradouro conquista o título
Carnaval de Salvador registra alta de 68% em testagens de ISTs e quase 300 diagnósticos positivos
Segunda-feira (16) teve maior procura nos circuitos; sífilis lidera casos, com aumento de 102% nos exames em todo o estado
Carregando..