STF forma maioria contra cela especial para réus com ensino superior

Julgamento ocorre em plenário virtual; caso começou a ser julgado no fim do ano passado e foi suspenso por pedido de vista de Dias Toffoli
Por: Brado Jornal 30.mar.2023 às 17h49
STF forma maioria contra cela especial para réus com ensino superior

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (30) para extinguir o direito a cela especial por aqueles que possuem diploma de curso superior. O julgamento ocorre em plenário virtual e segue até amanhã (31).

O caso começou a ser julgado em novembro do ano passado, com o ministro Alexandre de Moraes votando pelo fim do benefício. Para ele, a norma “não protege uma categoria de pessoas fragilizadas e merecedoras de tutela, pelo contrário, ela favorece aqueles que já são favorecidos por sua posição socioeconômica.”

Autor de voto-vista apresentado na última sexta-feira (24), Dias Toffoli concordou com Moraes. Para ele, a comprovação de efetiva distinção entre os presos pode causar “discriminação irrazoável e desproporcional, atingindo efeito contrário ao que se propunha”. 

“[A norma] confere tratamento diferenciado em razão do grau de instrução, condição essa que, por si só, não guarda qualquer correlação com a específica necessidade de resguardar mais firmemente [..] a integridade física, moral ou psicológica de certos presos”, escreveu Toffoli.

Além de ambos, votaram pelo fim do benefício Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luis Roberto Barroso e a presidente da Suprema Corte, Rosa Weber. Outros cinco ministros devem votar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Policial reformado é preso após agredir mulheres em bar de Salvador
De acordo com relatos, o homem, que portava uma arma, iniciou as agressões contra a companheira no banheiro do bar.
Flávio Bolsonaro critica julgamento de Jair Bolsonaro no STF e defende anistia ampla
O STF começou hoje a julgar Bolsonaro e outros sete acusados por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Julgamento de Bolsonaro no STF destaca lei sancionada por ele próprio
Ex-presidente enfrenta acusações por crimes previstos em legislação que aprovou em 2021
Alexandre de Moraes reforça imparcialidade do STF em julgamento de Jair Bolsonaro
Moraes, relator da ação penal, enfatizou que o STF garantirá um julgamento imparcial, assegurando o devido processo legal, com ampla defesa e contraditório para todos os acusados.
Jair Bolsonaro deve acompanhar julgamento do STF remotamente
Ex-presidente, em prisão domiciliar, não solicitou autorização para comparecer presencialmente ao primeiro dia do julgamento sobre tentativa de golpe
Silas Malafaia critica julgamento de Jair Bolsonaro e prevê condenação no STF
Malafaia enfrenta medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes em 20 de agosto, incluindo a proibição de sair do país
Carregando..