PF Afirma que Ministério da Justiça de Lula apagou imagens após ataques de 8 de janeiro

Investigadores confirmaram que imagens foram apagadas após pedido da CPI do dia 8 de janeiro
Por: Brado da Redação 30.ago.2023 às 00h52 - Atualizado: 30.ago.2023 às 14h41
PF Afirma que Ministério da Justiça de Lula apagou imagens após ataques de 8 de janeiro

Fontes na Polícia Federal revelaram a imprensa que os investigadores confirmaram que as imagens de câmeras de segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública em 8 de janeiro que registravam diversos ângulos do prédio, incluindo laterais, parte de trás e de dentro do prédio foram apagadas.

O pedido para acessar as imagens foi direcionado ao Governo Federal, mas, o ministro da justiça de Lula, Flávio Dino argumentou que compartilhar as imagens, mesmo sob sigilo, poderia comprometer as investigações em andamento. Portanto, ele afirmou que só poderia liberar as imagens mediante autorização do STF, foi então que as imagens foram solicitadas por membros da (CPMI 8 de Janeiro) Comissão Parlamentar Mista de Inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF) que através de ordem de Alexandre de Moraes,  autorizou a entrega das imagens, porém mesmo após decisão o Ministério da Justiça liberou apenas imagens de duas câmeras, que ficavam na frente do Palácio da Justiça viradas para a Esplanada.

De acordo com a apuração, a justificativa é que as outras imagens só ficam salvas por apenas 15 dias e são apagadas para abrir espaço de armazenamento no sistema e mesmo após o relevante fato ter ocorrido não houve o salvamento das imagens em um local onde não poderia ser apagado, portanto, quando a CPMI fez a solicitação as imagens já haviam sido deletadas.

Até o momento o Ministério da Justiça não deu declarações sobre o assunto.

Fontes: R7 e CNN



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula sanciona PL de Sergio Moro que pune planejamento de ataques a autoridades e obstrução ao combate ao crime organizado
A publicação no Diário Oficial da União ocorreu dois dias após a operação policial mais mortal da história do Brasil, contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que resultou em mais de cem mortes.
Lula aprova lei que reforça luta contra organizações criminosas
Sanção inclui novos crimes e proteção ampliada a agentes envolvidos no combate
Nikolas Ferreira critica Lula por silêncio sobre mortes de policiais no Rio
“Ele não falou das famílias, desses homens que saíram de casa sem saber se iam voltar para poder defender a vida de gente que ele nem conhece. É inacreditável”,
Trump Retoma Testes Nucleares nos EUA Após 33 Anos de Pausa
Moscou Ameaça Retaliar com Testes Próprios em Resposta à Decisão Americana
Carregando..