PGR pede ao STF suspensão do novo júri da Boate Kiss

A tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 2013, deixou 242 mortos e mais de 600 feridos
Por: Brado Jornal 09.jan.2024 às 23h35
PGR pede ao STF suspensão do novo júri da Boate Kiss
Foto: Fernando Frazão

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do novo júri da Boate Kiss, marcado para 26 de fevereiro. A PGR argumenta que a suspensão deve valer até que o STF decida se vai analisar um recurso contra a anulação do primeiro júri, que levou à condenação de quatro réus.

O ministro Edson Fachin, do STF, decidiu deixar a decisão sobre o adiamento do júri para Dias Toffoli, que é o relator do caso. Fachin entendeu que não há necessidade de dar uma resposta urgente, em plantão judiciário.

A tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 2013, deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.

Em dezembro de 2021, Elissandro Callegaro e Mauro Londero, ex-sócios da boate, Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira, e Luciano Bonilha, produtor musical da banda, foram condenados a penas que variavam entre 18 e 22 anos e meio de prisão.

No entanto, em agosto de 2022, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anulou o julgamento após recurso dos advogados de defesa dos réus. Os advogados alegaram que o júri teve falhas, como a seleção dos jurados após o prazo legal e a condenação por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de produzir o resultado morte, quando, para a defesa, o correto seria homicídio culposo, quando não há intenção de matar.


Desde então, o Ministério Público gaúcho e a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria tentam suspender temporariamente o segundo julgamento, marcado para 26 de fevereiro de 2024, com o argumento de que a decisão para um novo júri ainda não teria sido aprovada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senador Mourão critica julgamento de Bolsonaro no STF como vingança política
Em suas redes sociais, Mourão expressou críticas à atuação do STF, alegando que diferenças ideológicas estão sendo tratadas como atos criminosos.
Jair Bolsonaro enfrenta STF por acusações de golpe após eleições de 2022
Além de Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto por ordem do ministro Alexandre de Moraes
Carregando..