Justiça arquiva investigação sobre queda de helicóptero em SP

Juiz acatou pedido do MPSP e justificou como argumento a “ausência de mínimo lastro probatório para a persecução penal” sobre a queda
Por: Brado Jornal 27.mai.2024 às 19h10
Justiça arquiva investigação sobre queda de helicóptero em SP
PMESP/Agência Brasil

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público de São Paulo e arquivou o inquérito policial que investigava a queda do helicóptero que matou quatro pessoas em Paraibuna, no interior de São Paulo.

Na decisão publicada no último dia 21, o juiz Pedro Flávio de Brito Costa Junior justifica como argumento para arquivar o caso a “ausência de mínimo lastro probatório para a persecução penal”.

Ainda no documento, o juiz afirma que “novas provas indicativas da ocorrência do delito ou de sua autoria poderão embasar decisão de desarquivamento do inquérito policial”.

O inquérito policial tinha como objetivo apurar eventual crime de homicídio culposo na queda do helicóptero Robinson R-44, prefixo PR-HDB, que deixou o Campo de Marte, em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 2023, e desapareceu em Paraibuna (SP).

O helicóptero só foi encontrado quase duas semanas depois, em uma área de mata fechada, no dia 12 de janeiro.

O pedido de arquivamento foi feito pelo MPSP no dia 20 de maio. No documento, a promotora Letícia Lourenço Pavani cita que “não há qualquer indício de crime” nos arquivos anexados no inquérito policial e que a “autoridade policial deverá proceder a novas pesquisas se de outras provas tiver notícias”.


O caso

O helicóptero Robinson R-44 partiu do Campo de Marte, em São Paulo, na tarde do dia 31 de dezembro de 2023. A aeronave tinha como destino Ilhabela, no Litoral Norte, mas perdeu contato pouco tempo depois da decolagem.

No helicóptero, além do piloto Cassiano Teodoro, estavam Letícia Rodzewics e sua mãe, Luciana Rodzewics, além do amigo das duas, Raphael Torres. A aeronave só foi encontrada no dia 12 de janeiro deste ano, em uma área de mata em Paraibuna. Ninguém sobreviveu.

Poucos dias depois do encontro do helicóptero, a Polícia Civil informou que a queda foi registrada como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

No boletim de ocorrência do caso constava que o piloto do helicóptero, Cassiano Tete Teodoro, havia sido incluído como autor e vítima do homicídio culposo.


Helicóptero encontrado

A aeronave foi localizada em uma fazenda, em região de difícil acesso. O local fica a 11 quilômetros de onde ele chegou a pousar, em Paraibuna, e a 100 km de distância do Campo de Marte, de onde ele decolou no dia 31 de dezembro. Ilhabela, que seria o destino da aeronave, fica a 42 km do ponto da queda.

A localização da aeronave foi informada pela Polícia Militar de São Paulo pelas redes sociais. Na postagem, a PM afirmou que a aeronave foi encontrada pelo Águia 24.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TCM-BA paralisa licitação de R$ 65,4 milhões em Maraú por suspeitas de irregularidades
Denúncia aponta falhas e possível direcionamento em processo conduzido pela gestão de Dr. Ravan
Tarcísio Pedreira exige resposta de Jerônimo Rodrigues sobre atraso na regulação de paciente
Prefeito de São Gonçalo dos Campos critica demora de 30 dias na transferência de paciente e aponta responsabilidade do governo estadual
Bolsonaro em prisão domiciliar exige controle sobre visitantes
Ex-presidente reclama de visitas indesejadas e planeja filtrar autorizações
Alexandre de Moraes faz piada com influenciador sobre sanção dos EUA
Encontro no STF durante evento “Leis e Likes” gera momento descontraído
Carregando..