Desembargador Jefferson Alves de Assis é afastado e será substituído no Tribunal de Justiça da Bahia

Magistrado é investigado pela Polícia Federal e CNJ após conceder habeas corpus a empresário acusado de ser líder de organização criminosa
Por: Brado Jornal 08.jan.2025 às 09h12 - Atualizado: 08.jan.2025 às 09h12
Desembargador Jefferson Alves de Assis é afastado e será substituído no Tribunal de Justiça da Bahia
Reprodução/TJ-

O desembargador Jefferson Alves de Assis foi afastado do cargo no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em dezembro de 2024, após a decisão de conceder habeas corpus ao empresário Cézar Paulo de Morais Ribeiro, apontado como líder de uma organização criminosa. Diante das investigações da Polícia Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Assis será substituído por tempo indeterminado no Órgão Especial do TJ-BA.

Ivone Bessa, desembargadora suplente, foi convocada para ocupar o cargo de Assis no colegiado a partir de 20 de dezembro. A decisão foi formalizada em ato publicado nesta quarta-feira (8) no Diário Eletrônico de Justiça.

Jefferson Alves de Assis, que ocupava uma vaga de suplente no Órgão Especial, substituía a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, afastada em 2019 devido à Operação Faroeste, que investiga um esquema de venda de sentenças judiciais envolvendo terras no oeste da Bahia. Maria do Socorro é ré em processos relacionados a corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O Órgão Especial do TJ-BA, criado em 2023, tem entre suas responsabilidades o julgamento de conflitos de competência entre os diversos órgãos do tribunal e o processamento de embargos de declaração.


Investigação sigilosa e busca por documentos

Nesta terça-feira (7), membros do CNJ, acompanhados por agentes da Polícia Federal, realizaram uma operação no gabinete de Jefferson Alves de Assis, buscando documentos que possam ajudar nas investigações sobre o caso de Cézar Paulo de Morais Ribeiro. O processo segue em sigilo.

A decisão de Assis, de conceder habeas corpus a Morais Ribeiro no dia 2 de dezembro, foi tomada durante um plantão judiciário, após a defesa do empresário alegar a necessidade de tratamento médico. O empresário havia sido preso sob acusação de liderar uma organização criminosa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça intima Thais Carla para audiência sobre denúncia de divulgação de "jogo do tigrinho"
A dançarina e influenciadora digital é acusada de promover jogos de azar em desacordo com a legislação brasileira. A audiência será realizada virtualmente em fevereiro de 2025
Daniel Silveira deve entregar arma à Justiça em 48 horas por ordem do STF
Ministro Alexandre de Moraes reforça proibição de posse de arma como condição de livramento condicional
Greve nos ônibus metropolitanos pode começar em 28 de janeiro; frota será reduzida
Funcionários das empresas de transporte decidiram paralisar atividades após reunião com unanimidade entre as garagens
Homem é morto após tentar apartar briga de trânsito em Paulo Afonso, na Bahia
Vítima foi agredida com pauladas e pedradas ao sair de casa para intervir na confusão
Carregando..