Bicheiro Bernardo Bello irá a júri popular por morte de rival que inspirou série da Netflix

Tribunal de Justiça do Rio mantém decisão de levar ao Tribunal do Júri o contraventor e seu segurança pelo assassinato de Alcebíades Paes Garcia, o Bid, em 2020
Por: Brado Jornal 19.nov.2025 às 09h27
Bicheiro Bernardo Bello irá a júri popular por morte de rival que inspirou série da Netflix
Reprodução/Facebook Vila Isabel
A 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, por unanimidade, que Bernardo Bello e seu segurança Wagner Dantas Alegre serão julgados pelo Tribunal do Júri pelo assassinato do contraventor Alcebíades Paes Garcia, conhecido como Bid. A informação foi confirmada nesta terça-feira (18) pelo Gaeco do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelo pedido.

O crime ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 2020, logo após o fim dos desfiles na Marquês de Sapucaí. Bid foi executado a tiros quando voltava para casa, em meio a uma violenta guerra pelo controle de pontos de jogo do bicho e caça-níqueis na capital fluminense.

De acordo com a denúncia do MPRJ, Bernardo Bello foi o mandante do homicídio, enquanto Wagner Alegre, seu chefe de segurança, teria sido o executor dos disparos. Seguranças que trabalhavam para a própria vítima também foram denunciados por passar informações que facilitaram a emboscada.

A defesa dos dois réus tentou mudar a decisão de pronúncia, mas o recurso foi rejeitado pelos desembargadores, mantendo a sentença que os leva ao júri popular.

A história de Bernardo Bello ganhou repercussão nacional com a série “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho”, disponível na Netflix, que retrata a disputa sangrenta pelo comando da contravenção no Rio.

Bello assumiu os negócios da família Garcia após a morte do ex-sogro, Waldemir Garcia, o Maninho, assassinado em 2004 ao sair de uma academia em Jacarepaguá. Após a execução de Bid irmão de Maninho, Bernardo consolidou seu poder, mas segue em conflito aberto com outros grandes nomes do bicho, como Rogério de Andrade, Adilsinho e Vinicius Drumond.

Procurado pela Interpol com Difusão Vermelha, Bello foi preso na Colômbia em 2022, ficou quatro meses detido e depois conseguiu habeas corpus para responder em liberdade no Brasil.

A ex-cunhada do bicheiro, a empresária Shanna Garcia, acusa Bernardo de ter sido o mandante de um atentado contra ela em 2019, quando levou dois tiros na porta de um shopping na Barra da Tijuca.

Ex-presidente da Unidos da Vila Isabel e figura ligada ao carnaval carioca, Bernardo Bello é hoje um dos líderes da nova geração que domina o jogo do bicho no Rio de Janeiro.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro indicado por Bolsonaro assumirá presidência do TSE nas eleições de 2026
Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente da Corte Eleitoral, assumirá o comando do tribunal em maio de 2026 e coordenará o pleito presidencial do ano
Elon Musk anuncia pedido de guarda total do filho com Ashley St. Clair
Bilionário cita preocupações com possíveis implicações de transição de gênero em bebê de um ano após mudança de posicionamento da mãe
Carregando..