O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), cancelou sua participação no II Congresso Ibero-Brasileiro de Governança Global, programado para ocorrer ainda em fevereiro de 2026 na Universidade de Salamanca, na Espanha.
A desistência foi comunicada aos organizadores, o Instituto Brasileiro de Direito Legislativo (IBDL), logo após Mendonça ser sorteado, em 12 de fevereiro, como novo relator do inquérito que apura irregularidades no Banco Master, caso anteriormente conduzido por Dias Toffoli.
Antes da redistribuição, o ministro havia confirmado presença em diversas atividades: abertura, encerramento e três mesas de debate. O ponto sensível que motivou a retirada foi a inclusão na programação do advogado Igor Tamasauskas, sócio do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados, que representa Daniel Vorcaro, fundador e ex-controlador do Banco Master investigado por suspeitas de fraudes bilionárias.
O ministro Luiz Fux também anunciou cancelamento da participação após questionamentos semelhantes sobre o evento.O STF esclareceu em nota que não houve remuneração pelas palestras e que eventuais despesas de viagem seriam arcadas pela organização ou de forma particular, sem ônus para a Corte.
O congresso manterá a presença de outros magistrados brasileiros, incluindo ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de ex-integrantes do STF como Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski, este último mencionado no contexto do caso por contrato de seu escritório com o banco.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...