Casos de varíola dos macacos crescem na Europa e deixam OMS em alerta

Vírus foi relatado em onze países que não costumam ter registros da doença; infecções também foram registradas fora do continente europeu
Por: Brado Jornal 20.mai.2022 às 15h23
Casos de varíola dos macacos crescem na Europa e deixam OMS em alerta
CDC/Brian W.J. Mahy/Divulgação via REUTERS

Após a confirmação de casos de varíola dos macacos no Reino Unido, países da Europa como Portugal, Espanha e Alemanha começaram a detectar infecções da doença e deixaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) em alerta. Segundo o órgão, até o momento o vírus foi relatado em onze países que não costumam ter registros da doença. São 80 casos confirmados e 50 em investigação. A Direção Geral de Saúde de Portugal (DGS) anunciou nesta sexta-feira, 20, a detecção de mais nove casos de varíola dos macacos, o que eleva para 23 o total no país. O Reino Unido vem atrás, com 20 casos positivos. Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá e França confirmaram os primeiros casos nesta sexta. Países fora do continente europeu também relataram diagnósticos.

A doença pode ser transmitida por contato físico, objetos e roupas contaminadas com o vírus ou através da saliva. Os sintomas mais comuns incluem feridas e bolhas pelo corpo, febre, dor de cabeça, dores musculares e desânimo. Não existe uma vacina específica para a varíola dos macacos, mas o imunizante contra a varíola oferece 85% de proteção, segundo a OMS. A organização publicou recomendações para a prevenção da doença. É necessário se isolar e procurar um médico em caso de sintomas, evitar contato próximo com pessoas infectadas, ou utilizar máscara, e lavar as mãos e objetos tocados com frequência.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tiroteio em mercado na Estrada do Coqueiro Grande deixa feridos
Os atiradores, ainda não identificados, chegaram ao local de moto, perseguindo Jeanderson e sua namorada, que também estavam em uma motocicleta.
Carregando..