Bolsonaro promete asilo a padres e freiras perseguidos pelo regime ditatorial da Nicarágua

Presidente brasileiro diz que país irá abrir as portas a religiosos cujos templos tenham sido fechados por ordem do ditador de esquerda nicaraguense
Por: Brado da Redação 20.set.2022 às 15h09 - Atualizado: 20.set.2022 às 15h19
Bolsonaro promete asilo a padres e freiras perseguidos pelo regime ditatorial da Nicarágua
Reprodução/TV Brasilgov

No seu discurso na Assembleia-Geral da ONU nesta terça-feira (20), Bolsonaro fez uma citação direta ao governo de Daniel Ortega, na Nicarágua. Depois de chegar ao poder por meio de uma eleição rejeitada pela comunidade internacional, com concorrentes presos ou no exílio, Ortega promoveu um ataque à Igreja Católica, fechando igrejas críticas ao seu governo.

O chefe de Estado brasileiro disse que Brasília dará assistência aos religiosos afetados pelo ditador.

“Quero aqui anunciar que o Brasil abre suas portas para acolher os padres e freiras católicos que tem sofrido cruel perseguição do regime ditatorial da Nicarágua. O Brasil repudia a perseguição religiosa em qualquer lugar do mundo”, disse Bolsonaro.

“É essencial garantir que todos tenham o direito de professar e praticar livremente sua orientação religiosa, sem discriminação.”

O amigo de Lula está fechando igrejas


Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil


O PT garante que Lula “é cristão” e “nunca fechará igrejas”, mas até agora o presidenciável calou-se vergonhosamente sobre o arbítrio praticado contra os católicos na Nicarágua, por parte do ditador Daniel Ortega, seu amigo.

Lula mantém relação histórica com Daniel Ortega. Em novembro, durante uma entrevista, o ex-presidiário minimizou a ditadura no país e ainda questionou: “Por que é que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não?”

O cerco à Igreja nicaraguense vem desde 2018, quando paróquias foram usadas para abrigar manifestantes contrários ao regime. Mas a situação se deteriorou nas últimas semanas, com a invasão de templos por forças de segurança, que também fecharam congregações e rádios católicas.

O regime de Ortega expulsou missionárias, manteve um bispo em cárcere privado e passou a bloquear o acesso de cidadãos a missas regulares e realização de procissões. Já há relatos de sequestros de padres.


Veja o Vídeo: 

Fonte: O Antagonista



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado aprova projeto que alivia punições para condenados pelos atos do 8 de janeiro e favorece Bolsonaro
A votação terminou com 48 votos favoráveis e 25 contrários, configurando um triunfo para aliados bolsonaristas e um revés para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Cassação de mandatos de Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro gera críticas na oposição
Ex-diretor da Abin foi condenado pelo STF por envolvimento em trama golpista, enquanto filho de ex-presidente perdeu cargo por excesso de ausências
Tarcísio reafirma apoio a Flávio Bolsonaro para 2026
Governador de São Paulo destaca abertura ao diálogo do senador em possível candidatura presidencial
Carregando..