Mais uma cúpula da UE termina sem acordo para conter preços de energia

Com a proximidade do inverno, líderes europeus precisam garantir abastecimento de seus países
Por: Brado Jornal 21.out.2022 às 14h49
Mais uma cúpula da UE termina sem acordo para conter preços de energia
Foto: Divulgação

Depois de dois dias reunidos em Bruxelas, os membros do Conselho Europeu não chegaram a um acordo sobre como reduzir os preços da energia, cuja alta se deve especialmente à invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro. A intenção dos 27 países membros da União Europeia era chegar a um teto para o preço do gás natural, que disparou depois que a Rússia cortou o fornecimento pelo gasoduto Nord Stream 1 por tempo indeterminado.

Entretanto, apenas 15 países concordam com o teto, medida que coloca em lados opostos a Alemanha e sua tradicional aliada, França. A Alemanha, maior economia do bloco, é contrária a fixar um limite para o preço do gás com o argumento de que a proposta pode reduzir os incentivos para economia de energia e desviar o fornecimento do combustível para os mercados asiáticos.

“Nós nomeamos parâmetros precisos que os ministros de Energia podem usar para detalhar propostas concretas unânimes”, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, nesta sexta-feira, 21.

Já o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que seu papel é “garantir que haja uma unidade europeia e que a Alemanha faz parte dela”. Macron afirmou ter trabalhado intensamente com Scholz em discussões bilaterais para obter um avanço na questão.

Além da Alemanha, a Holanda e a Hungria estão entre os países que se opõem à proposta do teto. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, é o único líder europeu que mantém relações com o governo de Vladimir Putin.

Apesar da falta de acordo sobre o teto de preços, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse em um tuíte que a “unidade e a solidariedade prevalecem” e que o “Conselho Europeu chegou a um acordo” sobre outros temas. “Concordou em trabalhar em medidas para conter os preços da energia para as famílias e empresas.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Motta bloqueia reuniões de comissões e frustra planos bolsonaristas na Câmara
Decisão do presidente da Casa interrompe uso do Parlamento como base de ações contra o STF
Sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes adiadas por questões jurídicas
Impasse no Departamento de Estado de Trump atrasa aplicação da Lei Magnitsky, mas aliados de Bolsonaro preveem ação iminente
Operação da PF captura líder de esquema de tráfico de drogas em Guarulhos
Quadrilha manipulava bagagens no aeroporto para enviar cocaína à Europa entre 2022 e 2023
Eduardo Bolsonaro tem contas e bens bloqueados por decisão de Alexandre de Moraes
Medida sigilosa impede movimentações financeiras do deputado, que está nos EUA
Carregando..