União Europeia aprova venda de farinha de grilo como alimento

Para conservadores italianos, UE se preocupa com 'medidas que beiram a loucura'
Por: Brado Jornal 05.jan.2023 às 14h56
União Europeia aprova venda de farinha de grilo como alimento
Farinha de grilo comercializada pela Cricket One, que detém o monopólio na União Europeia | Foto: Reprodução/Cricket One

A União Europeia autorizou a venda de farinha de grilo Acheta domesticus para consumo humano. Membros do Irmãos da Itália, partido conservador da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, criticaram a medida, afirmando que se trata de uma estratégia para destruir “nossas tradições alimentares”.

De acordo com a decisão da UE, publicada no jornal oficial do bloco na quarta-feira 4, a autorização da comercialização da farinha de grilo parcialmente desengordurada vale a partir de 24 de janeiro.

O produto teve parecer favorável da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) em março de 2022. O inseto inteiro também recebeu aval da EFSA, mas ainda não foi liberado pela UE. Por um período de cinco anos, apenas a empresa Cricket One, com sede no Vietnã e filiais na Europa, Estados Unidos, Japão e África do Sul, está autorizada a comercializar a farinha no mercado da UE.


‘Medida que beira a loucura’

O partido da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni criticou a decisão. O vice-primeiro-ministro e ministro da Infraestrutura e Transporte, Matteo Salvini, escreveu, no Twitter: “Farinha de grilo. Não, obrigado.” E completou: “Se alguém na Europa gostar de comer insetos, que o faça, mas para meus filhos eu prefiro os sabores e os perfumes da nossa terra e os defendo.”

O eurodeputado Nicola Procaccini também criticou a medida, em uma postagem. “E nada, eles realmente fizeram. Depois das férias você sabe, você presta um pouco mais de atenção à sua figura, então a partir de amanhã pó de grilo para todos! Desfrute de sua refeição.”

A deputada do Irmãos da Itália e vice-presidente da Comissão de Agricultura na Câmara, Maria Cristina Caretta, foi contundente em sua crítica. “A introdução do grilo em pó como alimento na UE faz parte do desenho voltado a destruir as nossas tradições alimentares, a excelência da dieta mediterrânea e do Made in Italy”, afirmou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa Quaest indica Flávio Bolsonaro como principal nome da direita para 2026
Senador do PL supera rivais conservadores em simulações, mas Lula mantém liderança em todos os cenários
Espanha rejeita extradição de Oswaldo Eustáquio após recurso brasileiro
Blogueiro bolsonarista investigado por crimes no Brasil permanece no país europeu
Partidos de esquerda recorrem ao STF contra aprovação do PL da dosimetria
Ação questiona vícios no trâmite legislativo do projeto no Senado
CCJ aprova PL da Dosimetria, e plenário pode votar nesta quarta
Projeto reduz penas de Bolsonaro e outros condenados por atos golpistas, gerando polêmica
Senado aprova projeto que alivia punições para condenados pelos atos do 8 de janeiro e favorece Bolsonaro
A votação terminou com 48 votos favoráveis e 25 contrários, configurando um triunfo para aliados bolsonaristas e um revés para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Carregando..