Deus pode se tornar ‘gênero neutro’

Proposta discutida na Igreja Anglicana chocou conservadores
Por: Brado Jornal 09.fev.2023 às 17h50
Deus pode se tornar ‘gênero neutro’

Contra a “discriminação e o sexismo”, a Igreja Anglicana considera usar pronomes de gênero neutro para se referir a Deus. Lideranças religiosas locais devem lançar uma proposta sobre linguagem neutra e cristianismo, informou o jornal britânico The Telegraph, na terça-feira 7.

A ideia preliminar é que, em cada culto, Deus não seja mais chamado de “ele” ou “nosso pai”. Embora não haja termos substitutos, bispos da Igreja Anglicana cogitam até mesmo usar pronomes femininos para se referir à divindade cristã.

Os detalhes estão sendo discutidos nesta semana, na Comissão Litúrgica do Sínodo Geral da Igreja Anglicana, um órgão legislativo da denominação. Por enquanto, não há nada definido sobre a mudança radical ou data para a divulgação do texto que está sendo redigido pelo comando da igreja.

Entre os argumentos para tornar Deus alguém de gênero neutro, diz-se que o Criador é “assexuado”. Portanto, não pode ser chamado de “ele”. “O uso de pronomes masculinos para Deus não deve ser entendido como implicando que Deus é masculino”, disse Ian Paul, membro do sínodo da igreja. “Isso é uma heresia. Deus não é sexuado, ao contrário da humanidade.”

Adiante, o religioso afirmou que a Bíblia refere-se a Deus “várias vezes” com termos femininos. O homem, contudo, não deu exemplos.

“Tem havido um maior interesse em explorar uma nova linguagem, desde a introdução de nossas formas atuais de serviço em linguagem contemporânea há mais de 20 anos”, disse uma porta-voz da Igreja Anglicana, ao The Telegraph, sob anonimato. A notícia chocou os fiéis tradicionais, que prometem reação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Brasileiro judeu relata esforço para salvar vidas em ataque terrorista na Austrália
Paramédico de origem brasileira atuou no socorro às vítimas durante celebração de Hanukkah em Bondi
Carregando..