Congresso do México reduz poder de órgão eleitoral

Projeto de lei foi apresentado pelo presidente López Obrador
Por: Brado Jornal 23.fev.2023 às 16h44
Congresso do México reduz poder de órgão eleitoral
Foto: Eneas De Troya

O Congresso do México aprovou, na quarta-feira 22, um projeto de lei que reduz o orçamento e a estrutura do Instituto Nacional Eleitoral (INE), órgão responsável por organizar as votações no país.

O projeto aprovado é do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. Antes, o líder tinha tentado aprovar uma emenda constitucional com diretrizes semelhantes na Câmara, mas ela não conseguiu obter os dois terços do Congresso necessários para a ir adiante. López Obrador apelou então para um outro projeto de lei, considerado mais flexível e com tramitação mais simples. Foi esta a proposta aprovada pelo Senado, com algumas modificações.

O projeto foi aprovado com 72 votos a favor e recebeu 50 contra, sem abstenções. A proposta terá um impacto direto no INE, que se prepara este ano para as eleições em dois Estados — o Estado do México e Coahuila — e, dentro de um ano e meio, as eleições presidenciais. A reforma ainda deve implicar em um corte drástico no orçamento da agência, que por sua vez teria de promover cerca de 6 mil demissões.

Legisladores da oposição e grupos da sociedade civil afirmam que a reforma é inconstitucional e que pretendem levar a questão à Suprema Corte.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Brasileiro judeu relata esforço para salvar vidas em ataque terrorista na Austrália
Paramédico de origem brasileira atuou no socorro às vítimas durante celebração de Hanukkah em Bondi
Carregando..