Congresso do México reduz poder de órgão eleitoral

Projeto de lei foi apresentado pelo presidente López Obrador
Por: Brado Jornal 23.fev.2023 às 16h44
Congresso do México reduz poder de órgão eleitoral
Foto: Eneas De Troya

O Congresso do México aprovou, na quarta-feira 22, um projeto de lei que reduz o orçamento e a estrutura do Instituto Nacional Eleitoral (INE), órgão responsável por organizar as votações no país.

O projeto aprovado é do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. Antes, o líder tinha tentado aprovar uma emenda constitucional com diretrizes semelhantes na Câmara, mas ela não conseguiu obter os dois terços do Congresso necessários para a ir adiante. López Obrador apelou então para um outro projeto de lei, considerado mais flexível e com tramitação mais simples. Foi esta a proposta aprovada pelo Senado, com algumas modificações.

O projeto foi aprovado com 72 votos a favor e recebeu 50 contra, sem abstenções. A proposta terá um impacto direto no INE, que se prepara este ano para as eleições em dois Estados — o Estado do México e Coahuila — e, dentro de um ano e meio, as eleições presidenciais. A reforma ainda deve implicar em um corte drástico no orçamento da agência, que por sua vez teria de promover cerca de 6 mil demissões.

Legisladores da oposição e grupos da sociedade civil afirmam que a reforma é inconstitucional e que pretendem levar a questão à Suprema Corte.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PT mobiliza redes com vídeos de IA para criticar Congresso e Hugo Motta
Segundo um relatório da consultoria Bites, solicitado pelo GLOBO, a campanha começou em 17 de junho, logo após as primeiras reações do Congresso contra o IOF
Moraes interrompe medidas do governo e Congresso e agenda conciliação sobre IOF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta sexta-feira (4), a suspensão de atos do governo federal e do Congresso Nacional relacionados ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Carregando..