Mundo Exclusivo

Café é racista? Como beber café perpetua a supremacia branca?

Matéria que afirma que se você consome café está ajudando uma indústria baseada no racismo repercute negativamente nas Redes Sociais, e Elon Musk responde à militância "Até meu café!?"
Por: Brado da Redação 19.mar.2023 às 15h35 - Atualizado: 19.mar.2023 às 16h00
Café é racista? Como beber café perpetua a supremacia branca?

Neste domingo uma reportagem do site afru.com causou muita discussão nas redes sociais, o blog da startup militante de moda liderada apenas por negros, publicou esta semana uma matéria com o título "Is coffee racist? How drinking coffee perpetuates white supremacy" ou "Café é racista? Como beber café perpetua a supremacia branca" em português, a reportagem cria uma narrativa absurda ao afirmar que "quem toma café está beneficiando o Racismo", "Criado por negros para negros - e agora um pilar do capitalismo de supremacia branca. Se você consome café, está ajudando uma indústria baseada no racismo." dizia o texto. 

Ao final da reportagem uma frase diz "É hora de boicotar e desinvestir", "Infelizmente, o café não é a única bebida racista do mercado. O leite também se tornou racista depois que os supremacistas brancos começaram a usar a bebida branca como símbolo de sua pele. Sim, as raízes racistas na indústria do café são certamente muito mais profundas, mas a brancura do leite e os efeitos devastadores do leite no belo corpo negro o tornam quase tão ruim quanto o café para alguns negros." e continua...

Então, se tanto o leite quanto o café são racistas, o que fazer? "Sei que isso vai doer, um compromisso adequado de fazer uma ação direta antirracista exige que desistamos totalmente do café"

A reportagem ganhou repercussão mundial a partir do compartilhamento do dono da Redes Social Twitter Elon Musk, que respondeu de forma surpresa "Até meu café!?"



A postagem repercutiu de forma negativa nas redes sociais, muitas pessoas afirmaram que o excesso e exageros de militância acaba prejudicando movimentos sérios que lutam contra o racismo, a ONG chegou até a bloquear os comentários devido ao volume de críticas provenientes inclusive de movimentos que lutam contra o racismo, um comentário chegou a afirmar que a ONG que diz ser contra o racismo está apenas disseminando ódio, promovendo a divisão de classes e criminalizando o racismo de forma generalizada.

"Este post antirracista é a coisa mais racista que já li.",
"Copo de leite é racismo. Café é racismo. Pronto, querem acabar com o café da manhã no mundo inteiro",
 
"Na hora de Produzir, Lacrar e Lucrar é apenas para os negros, mas na hora de vender não fazem qualquer distição pois estão aceitando o dinheiro dos brancos",
"Imagine quantas pessoas irão perder empregos se este tipo de postagem prejudicar a industria do leite e do café, imagine quantas destas pessoas podem ser trabalhadores negros desempregados".

Diz alguns dos comentários que criticam a matéria da ONG militante nas redes.





📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa Quaest indica Flávio Bolsonaro como principal nome da direita para 2026
Senador do PL supera rivais conservadores em simulações, mas Lula mantém liderança em todos os cenários
Espanha rejeita extradição de Oswaldo Eustáquio após recurso brasileiro
Blogueiro bolsonarista investigado por crimes no Brasil permanece no país europeu
Carregando..