Dilma acusa EUA de usar dólar como “arma” geopolítica

Segundo a petista, os EUA adotaram uma política de contenção para impedir a ascensão de novas potência econômicas. Segundo ela, antes o país norte-americano atuou contra o Japão e, agora, atua contra China
Por: Brado Jornal 05.jul.2023 às 16h20
Dilma acusa EUA de usar dólar como “arma” geopolítica

A presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, acusou os Estados Unidos de usarem dólar como uma“arma”geopolítica. A petista falou que países em desenvolvimento foram afetados desproporcionalmente com a desvalorização cambial.

“No contexto de conflitos geopolíticos, o dólar tem sido usado como arma de sanções, elevando os preços de energia e alimentos e interrompendo ainda mais as cadeias de suprimentos”, declarou Rousseff no 11º Fórum Mundial da Paz, na Universidade Tsinghua, em Pequim, no domingo (2).

Na avaliação da ex-presidente, os EUA adotaram uma política de contenção para impedir a ascensão de novas potência econômicas. Segundo ela, antes o país norte-americano atuou contra o Japão e, agora, atua contra China. Mas, disse ser difícil que os EUA“contenham a China[como foi feito]com Japão”.

Dilma afirmou que presença do dólar, como uma das únicas moedas internacionais, trouxe vantagens para os EUA. Ela cita, por exemplo, que as empresas norte-americanas estão“protegidas”de riscos cambiais, enquanto outras companhias não.

“O fato de o mundo ter aceitado por muitas décadas a existência de uma única moeda de reserva internacional deu origem a um sistema financeiro assimétrico que, como sempre, gera maiores vantagens para o país que emitir essa moeda”, afirmou a presidente do Banco dos Brics

Apesar das críticas ao dólar, Dilma disse ser improvável o surgimento de outra moeda hegemônica como a norte-americana. Defendeu o estabelecimento de um sistema monetário mais diversificado, com a inclusão de países emergentes.“A crescente participação no comércio global e nas transações do mercado de capitais envolvendo economias emergentes sugere que o domínio do dólar diminuirá ainda mais, tornando o sistema monetário global mais diversificado e multipolar”, afirmou.

Ayuan, moeda da China, tem assumido o protagonismo nas negociações internacionais.Em 2 de julho, foi anunciado que a Argentina aceitou pagar parte de sua dívida com FMI (Fundo Monetário Internacional) com a moeda chinesa. As informações foram publicadas pelo Global Times. Em 3 de julho, a agência de notícias Reuters também noticiou que refinarias da Índia poderão pagar importações de petróleo russo com a cifra chinesa.

O governo brasileiro defende o uso de uma moeda de referência comum para transações internacionais entre os países do Mercosul. Na prática, a medida visa desvincular as exportações e importações da variação cambial do dólar. De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), a medida poderá reduzir custos.

“A adoção de uma moeda comum para realizar operações de compensação entre nossos países contribuirá para reduzir custos e facilitar ainda mais a convergência. Falo de moeda de referência específica para o comércio regional, que não eliminará as respectivas moedas nacionais”, disse o presidente nessa 3ª feira (5.jul), em discurso na 62ª Cúpula do Mercosul, realizada em Puerto Iguazú, na Argentina.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia identifica suspeitos de executar técnicos de internet
Investigação aponta envolvimento do Bonde do Maluco e descarta cobrança de taxa pelo Comando Vermelho
O que está acontecendo no futebol equatoriano? A onda de assassinatos que chocou o mundo em 2025
Gangues, apostas ilegais e manipulação: a onda de violência que já matou cinco jogadores em 2025
Projeções indicam redução na inflação e na Selic em 2026, mas crédito para bens duráveis segue elevado
Consultorias preveem cortes limitados na taxa básica de juros, insuficientes para aliviar financiamentos de imóveis e veículos
Planet Internet rejeita alegações de cobranças por facção após execução de três funcionários
Empresa contesta versão de extorsão, enquanto investigações apontam para possível ligação com taxas impostas pelo Comando Vermelho
Prefeito de Serrinha é visto no Catar durante final do Flamengo
Cyro Novais acompanhou partida do Intercontinental, mas não registrou viagem nas redes sociais
Banco Central revisa para cima projeções de crescimento econômico em 2025 e 2026
Autarquia prevê convergência da inflação ao centro da meta de 3% somente em 2028
Carregando..