Primeira-ministra da França renuncia ao cargo

Borne foi a segunda mulher a chefiar o governo francês
Por: Brado Jornal 09.jan.2024 às 09h23
Primeira-ministra da França renuncia ao cargo

A primeira-ministra da França, Elisabeth Borne, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (8). Ela assumiu o posto em maio de 2022. A renúncia se deu ao mesmo tempo em que há especulações de uma reestruturação do governo do presidente Emmanuel Macron. O sucessor para o cargo ainda não foi escolhido. Borne ficará no cargo até que seu substituto seja nomeado.

Em seu perfil no X, Macron agradeceu à ex-primeira-ministra. “O seu trabalho ao serviço da nossa nação tem sido exemplar todos os dias”, escreveu. Borne, de 62 anos, foi a segunda mulher a chefiar o governo francês.

As especulações sobre uma remodelação governamental são debatidas desde a aprovação no Parlamento de uma lei mais rígida sobre migração no país. O próprio presidente chegou a mencionar mudanças no alto escalão do governo.

As eleições para o Parlamento Europeu também podem servir de termômetro para o presidente. O pleito será em junho e a França é o país com o segundo maior número de assentos na Casa, atrás somente da Alemanha.

Segundo a Reuters, o ministro da Educação, Gabriel Attal, aparece como favorito entre os possíveis sucessor de Borne no Parlamento. Caso concretizado, o ministro de 34 anos se tornaria o mais jovem chefe de governo francês e o primeiro homossexual assumido a ocupar o cargo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vaticano rejeita convite para integrar Conselho da Paz criado por Trump
Cardeal Pietro Parolin defende papel central da ONU na resolução de crises e cita natureza peculiar da Santa Sé como motivo da recusa
Carregando..