Chanceler do Irã visitará Paquistão após ataques aéreos

Encontro tem objetivo de reconstruir a relação entre as nações
Por: Brado Jornal 22.jan.2024 às 15h33 - Atualizado: 22.jan.2024 às 15h13
Chanceler do Irã visitará Paquistão após ataques aéreos

Os Ministérios das Relações Exteriores do Irã e do Paquistão anunciaram nesta segunda-feira (22) que o ministro iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, viajará ao país vizinho em 29 de janeiro. O convite foi realizado pelo chanceler paquistanês, Jalil Abbas Jilani, depois de uma conversa por telefone entre as autoridades.

“Foi mutuamente acordado que os embaixadores de ambos os países poderão regressar aos seus respectivos cargos até 26 de janeiro de 2024”, disse ainda o comunicado divulgado pelo Paquistão.

A relação diplomática entre os países foi abalada depois que o governo do Paquistão realizou, na quinta-feira (18), ataques aéreos contra esconderijos de militantes separatistas no sudeste do Irã. Segundo nota oficial, vários “terroristas” foram mortos depois dos ataques.

A ação se deu na sequência de ataques semelhantes realizados por Teerã no território paquistanês em 16 de janeiro. A investida tinha como alvo militantes do grupo sunita Jeysh al-Adl, na província do Baluchistão, sudoeste do Paquistão. A informação foi divulgada pela agência de notícias Tasnim (alinhada à teocracia iraniana).

Depois das ofensivas, o governo do Paquistão disse na sexta-feira (19) que pretende “trabalhar com base no espírito de confiança mútua e cooperação” com o Irã. Os ministros concordaram em tratar a tensão e desescalar a situação entre as nações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Astronautas da Artemis 2 observam áreas inéditas da Lua
Tripulação da Orion chega mais perto do satélite natural que qualquer humano desde a Apollo e fotografa regiões nunca vistas antes
Israel mata chefe da inteligência da Guarda Revolucionária do Irã
Comandante Mohammad Kazemi morreu em ataque aéreo israelense em Teerã, confirma Teerã
Trump alerta que Irã pode ser destruído em um dia
Presidente americano dá prazo até amanhã à noite para Teerã aceitar cessar-fogo e ameaça levar o país de volta à Idade da Pedra
Paquistão propõe cessar-fogo imediato entre EUA e Irã
Primeiro-ministro paquistanês oferece mediação e cobra fim das hostilidades para evitar colapso econômico global
Dois homens ficam feridos após acidente em rodoviária na Bahia
Veículo invadiu o terminal de passageiros e colidiu com estrutura na cidade de Eunápolis
Torcida organizada do Vitória pede demissão do técnico após empate com Chapecoense
Mesmo com um a menos, rubro-negro segura pressão e fica no 1 a 1 fora de casa, mas insatisfação com Léo Condé cresce
Carregando..