Peru demite chefe da Polícia Nacional após presidente ser agredida por duas mulheres

Demissão de Jorge Angulo ocorre em meio a críticas sobre a segurança de Dina Boluarte e a falta de ação por parte das forças policiais para evitar o ataque
Por: Brado Jornal 23.jan.2024 às 14h27 - Atualizado: 23.jan.2024 às 13h54
Peru demite chefe da Polícia Nacional após presidente ser agredida por duas mulheres

O chefe da Polícia Nacional do Peru, Jorge Angulo, foi demitido pelo governo após duas mulheres agredirem a presidente do país, Dina Boluarte, durante um evento oficial na região andina de Ayacucho, no último sábado, 20. “A evidência de negligências muito graves no controle e comando da instituição policial foi constatada, as quais constituiriam incompatibilidade e falta de idoneidade para o exercício do cargo”, diz decreto assinado por Boluarte. A agressão ocorreu durante a inauguração da pavimentação de uma estrada no distrito de Chiara, sendo a primeira visita de Boluarte à região após os protestos de 2022, que resultaram em várias mortes, algumas supostamente causadas pelas forças de segurança. Durante o ataque, uma das mulheres puxou os cabelos da presidente e foi detida. Ela acusou Boluarte de ser responsável pela morte de seu marido durante os protestos. Diante do ocorrido, o ministro do Interior anunciou que medidas disciplinares serão tomadas contra os responsáveis pela segurança da presidente.

Como consequência da agressão, o governo peruano decidiu demitir o chefe da Polícia Nacional, Jorge Angulo, e nomear o general Víctor Zanabria como seu substituto. A demissão de Angulo ocorre em meio a críticas sobre a segurança da presidente e a falta de ação por parte das forças policiais para evitar o ataque. O incidente ocorreu em um momento delicado para o governo peruano, que ainda lida com as consequências dos protestos de 2022. Os manifestantes exigiam mudanças políticas e sociais, e os confrontos com as forças de segurança resultaram em várias mortes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula sanciona PL de Sergio Moro que pune planejamento de ataques a autoridades e obstrução ao combate ao crime organizado
A publicação no Diário Oficial da União ocorreu dois dias após a operação policial mais mortal da história do Brasil, contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que resultou em mais de cem mortes.
Trump Retoma Testes Nucleares nos EUA Após 33 Anos de Pausa
Moscou Ameaça Retaliar com Testes Próprios em Resposta à Decisão Americana
Carregando..