Empresa de Musk faz 1º implante de chip em cérebro humano

Além da Neuralink, Elon Musk é dono de empresas que usam tecnologia de ponta em diversos setores, como a SpaceX (viagens espaciais), a Tesla (carros elétricos) e a rede social X
Por: Brado Jornal 30.jan.2024 às 09h42
Empresa de Musk faz 1º implante de chip em cérebro humano

A Neuralink –empresa de próteses cerebrais da qual Elon Musk é sócio– implantou pela primeira vez, no domingo (28), um dispositivo desenvolvido pela companhia em um paciente. A informação foi divulgada na segunda-feira (29) por Musk.

De acordo com o bilionário, o equipamento chamado Telepathy “permite o controle de seu telefone ou computador, e através deles quase qualquer dispositivo, apenas pensando”, escreveu em post no X (antigo Twitter).

Inicialmente, o dispositivo será usado em pessoas que perderam a mobilidade dos membros. “Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, completou.

Em outra publicação, o bilionário disse que o paciente se recupera bem e que “os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios”. A empresa e o empresário não deram mais informações sobre o transplante nem sobre o paciente.

Em maio do ano passado, a Neuralink recebeu o aval da FDA (Food and Drug Administration, em inglês) –órgão semelhante à Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) do Brasil– para iniciar testes de chips cerebrais em humanos.

O site da companhia disponibiliza um link para o registro de pacientes que tenham interesse em participar de testes clínicos. O texto afirma que o estudo “envolve a colocação de um pequeno implante cosmeticamente invisível em uma parte do cérebro que planeja os movimentos”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vaticano rejeita convite para integrar Conselho da Paz criado por Trump
Cardeal Pietro Parolin defende papel central da ONU na resolução de crises e cita natureza peculiar da Santa Sé como motivo da recusa
Carregando..