Ex-presidente da África do Sul é declarado inelegível e é excluído das eleições

Decisão foi anunciada hoje pelo Tribunal Constitucional do país
Por: Brado Jornal 20.mai.2024 às 13h02
Ex-presidente da África do Sul é declarado inelegível e é excluído das eleições
Foto: Agência Brasil

Ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma foi declarado inelegível e não poderá disputar as próximas eleições. A decisão foi tomada pelo Tribunal Constitucional do país nesta segunda-feira (20). Zuma foi presidente entre 2009 e 2018 e era candidato ao parlamento do país. As eleições estão marcadas para o dia 29 de maio. 

De acordo com a juíza, Leona Theron, o ex-presidente está inelegível pois foi sentenciado a 15 meses de prisão em 2021. Zuma foi considerado culpado por desacato à autoridade quando se recusou a prestar depoimento ao Tribunal em meio a investigações de corrupção do seu governo.

A constituição da África do Sul prevê 5 anos de inelegibilidade para pessoas condenadas a mais de 12 meses de reclusão sem opção de fiança. 

Zuma ficou preso por apenas 3 meses e esse foi o argumento usado pela defesa do presidente para que ele fosse liberado a disputar as eleições. Theron decidiu que a lei determina a inelegibilidade por tempo de condenação, independente do tempo que foi comprido.


Entenda a pena reduzida

Jacob Zuma foi preso em julho de 2021, porém foi transferido para liberdade condicional devido a problemas de saúde em setembro do mesmo ano. 

Em 11 agosto de 2023 o presidente retornou para a prisão. No mesmo dia, o presidente do país  fez uma declaração especial que deu redução de pena para presos por crimes não violentos. Essa decisão afetou mais de 9 mil condenados, incluindo Jacob Zuma que foi solto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Contas de marido de Carla Zambelli são congeladas pelo STF em Israel
Medida de Alexandre de Moraes atinge finanças de Antônio Aginaldo enquanto deputada segue detida em Roma
Carregando..