Com os protestos, primeira-ministra de Bangladesh renuncia e foge do país

Militares assumem o poder
Por: Brado Jornal 05.ago.2024 às 09h11
Com os protestos, primeira-ministra de Bangladesh renuncia e foge do país
Foto: Getty Image

A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, renunciou na manhã desta segunda-feira (05), conforme anunciado pelo comando das Forças Armadas do país, em meio a uma onda de protestos contra o governo que já resultou em 300 mortos.

Após a renúncia, Hasina, que estava no poder há 15 anos, deixou o país, segundo os militares. As Forças Armadas também anunciaram a formação de um governo interino liderado por militares.

Também nesta segunda-feira, milhares de manifestantes invadiram a residência oficial da premiê na capital, Daca, de acordo com imagens transmitidas pela televisão local. As imagens mostraram uma multidão entrando na residência de Hasina e acenando para as câmeras.

Em pronunciamento, o chefe das Forças Armadas, Waker-uz-Zaman, afirmou que o governo interino permanecerá até que uma solução definitiva para o país seja encontrada.

O governo declarou um toque de recolher por tempo indeterminado em todo o país a partir das 18h locais deste domingo, a primeira vez que tomou essa medida durante os atuais protestos, que começaram em 1º de julho. O governo também anunciou um feriado geral de três dias a partir desta segunda-feira (05).

A agitação, que levou o governo a fechar os serviços de Internet, representa o maior desafio para Hasina desde janeiro, quando protestos violentos eclodiram após ela conquistar seu quarto mandato consecutivo em eleições boicotadas pelo Partido Nacionalista de Bangladesh, principal partido de oposição.

A principal motivação dos protestos é o sistema de cotas do governo, que estabelecia que um terço dos empregos públicos seriam reservados para parentes de veteranos da guerra de independência contra o Paquistão em 1971.

Essa política foi abolida em 2018 pelo governo de Sheikh Hasina, mas foi restabelecida em junho deste ano. Isso motivou o início dos protestos, que começaram de forma pacífica com estudantes universitários argumentando que o sistema é discriminatório. Os manifestantes também pediam um recrutamento baseado no mérito.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kim Kataguiri diz que repasse a escola de samba que homenageia Lula deveria parar o país
Deputado critica R$ 1 milhão repassado à Acadêmicos de Niterói como escândalo eleitoral; afirma que AGU admitiu risco de condenação no TSE e cobra protestos massivos contra irregularidades no governo
José Álvaro Moisés, sociólogo e um dos fundadores do PT, morre aos 81 anos afogado em Ubatuba
Professor titular aposentado da USP e referência em estudos sobre democracia e instituições políticas faleceu na Praia de Itamambuca; corpo foi encontrado na areia e socorristas tentaram reanimação sem sucesso
Reconhecimento facial prende 18 foragidos no segundo dia de Carnaval em Salvador
Sistema da SSP-BA com mais de 2.500 câmeras identifica procurados por homicídio, tráfico, roubo e outros crimes nos circuitos; prisões ocorrem em portais de abordagem durante a folia de 13 de fevereiro
Produtores do Baixio de Irecê cobram Jerônimo e Lula por falta de apoio após prejuízos na lavoura
Agricultores denunciam paralisia por ausência de irrigação e escoamento; Marinho Pereira critica promessas não cumpridas e pede recursos urgentes do governo federal e estadual para salvar a safra
Carregando..