Maduro acusa FBI e militares dos EUA de conspiração contra a Venezuela

Ditador afirma que "mercenários estrangeiros" foram financiados pelo governo dos EUA em suposto complô internacional
Por: Brado Jornal 09.jan.2025 às 08h08
Maduro acusa FBI e militares dos EUA de conspiração contra a Venezuela
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ditador venezuelano Nicolás Maduro declarou nesta quarta-feira (8) que sete estrangeiros, presos recentemente no país, seriam parte de um plano de agressão estrangeira. Entre os detidos, Maduro apontou a presença de um funcionário do FBI, um militar americano de alto escalão, dois colombianos identificados como “assassinos” e três ucranianos supostamente ligados à guerra contra a Rússia.

Segundo Maduro, a operação foi financiada pelo governo dos Estados Unidos, prestes a encerrar o mandato do presidente Joe Biden, em referência à posse de Donald Trump, marcada para o próximo dia 20.

O líder chavista afirmou que as prisões fazem parte de um esforço para desmantelar ataques contra a Venezuela. Durante uma reunião com a nova mesa diretora do Parlamento venezuelano, Maduro declarou que 125 pessoas de 25 nacionalidades foram capturadas sob acusações de envolvimento em atos conspiratórios.

“As prisões continuaram durante o dia de terça e a madrugada desta quarta-feira. Temos boas informações para desmantelar essa agressão mercenária estrangeira”, afirmou Maduro.

As alegações de conspiração acontecem em meio a uma crise eleitoral que começou após as eleições presidenciais de julho de 2024. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Maduro foi declarado vencedor, mas a falta de transparência na divulgação dos resultados provocou controvérsias.

A oposição, liderada por Edmundo González Urrutia, alega que 85,18% das atas de votação mostram sua vitória. González, exilado na Espanha, prometeu retornar à Venezuela para assumir a presidência, mesmo sob ameaça de prisão.

Enquanto isso, o Panamá anunciou nesta quarta-feira (8) que manterá as atas eleitorais sob sua custódia, reforçando as alegações de fraude por parte da oposição.

As acusações de Maduro e o cenário de instabilidade política colocam a Venezuela novamente no centro das atenções internacionais. O líder opositor González realizou uma série de reuniões no Panamá, onde recebeu apoio moral e político. Ele também planeja continuar sua campanha internacional antes do dia 10 de janeiro, data marcada para a posse presidencial na Venezuela.

O governo dos EUA nega envolvimento em qualquer complô contra Maduro, enquanto líderes da região, como o presidente colombiano Gustavo Petro, declararam que não comparecerão à posse, questionando a legitimidade das eleições.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
James Van Der Beek, astro de Dawson's Creek, morre aos 48 anos
Ator americano faleceu após batalha contra câncer; família divulgou nota emocionante confirmando a morte e destacando sua força, amor pela família e legado na atuação
Homem de 21 anos é preso na Bahia por ameaças de morte e estupro contra jornalistas de Brasília
Suspeito enviava diariamente vídeos de execuções reais, mutilação de animais, conteúdos racistas e abuso sexual infantil; operação conjunta da PCDF e Polícia Civil da Bahia resulta em prisão em flagrante em Ribeira do Pombal, com confissão e apreensão de provas em celulares
Comissão aprova programa Minha Primeira Arma na Câmara dos Deputados
Projeto de Marcos Pollon (PL-MS) prevê isenção de impostos federais para facilitar compra da primeira arma de fogo por cidadãos habilitados; texto avança na Comissão de Segurança Pública, mas ainda depende de análise em Finanças e Tributação e Constituição e Justiça
Dois homens são encontrados mortos com sinais de execução dentro de veículo na Avenida Barros Reis em Salvador
Vítimas apresentavam marcas de tiros, mãos amarradas e boca coberta com fita plástica; testemunhas relatam ação de motociclistas que fugiram com o motorista do carro; polícia isola perímetro e aguarda DHPP e DPT para perícia e investigação
MPTCU solicita suspensão imediata de licitação de R$ 90 milhões do Senado para contratação de agências de comunicação
Ministério Público junto ao TCU atende representação de senadores Magno Malta e Eduardo Girão, que questionam necessidade do gasto em ano eleitoral e apontam estrutura interna já existente na Casa; processo aguarda análise cautelar do tribunal
PF argui suspeição de Dias Toffoli no caso Banco Master após menções encontradas em celular de Daniel Vorcaro
Polícia Federal entrega material extraído de aparelhos do banqueiro ao presidente do STF, Edson Fachin, que determinou manifestação do ministro relator; gabinete de Toffoli classifica pedido como baseado em ilações e questiona legitimidade da PF
Carregando..