Maduro sugere uso de tropas do Brasil para "libertar" Porto Rico

Durante cerimônia de posse, ditador venezuelano propõe o envio de tropas brasileiras para a "libertação" do território caribenho, enquanto reafirma seu poder em meio a uma crise política interna
Por: Brado Jornal 13.jan.2025 às 10h28
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sugeriu no último sábado (11) durante o "Festival Internacional Antifascista", em Caracas, que as tropas brasileiras fossem usadas para "libertar" Porto Rico, território caribenho sob controle dos Estados Unidos. A proposta, que foi recebida com surpresa por muitos, ocorreu enquanto Maduro discursava para apoiadores de esquerda de diversos países, incluindo o Brasil.

“Assim como no norte eles têm uma agenda de colonização, temos uma agenda de libertação. A agenda foi escrita por Simón Bolívar. Está pendente a liberdade de Porto Rico, e nós vamos conquistá-la. Com as tropas do Brasil. E Abreu de Lima na frente. Batalhão Abreu de Lima para libertar Porto Rico, o que acha?”, declarou o líder chavista, fazendo referência ao Batalhão General Abreu e Lima, da Polícia Militar de Pernambuco.

Maduro também reafirmou suas intenções de combater o que chama de "fascismo", direcionando essa acusação à oposição venezuelana e à direita internacional. A afirmação ocorreu em um evento marcado pela presença de movimentos e líderes populares de diversos países, incluindo o Brasil, e foi parte das celebrações de sua posse para um novo mandato, que é amplamente contestado pela comunidade internacional.

Em suas palavras, Maduro declarou que a Venezuela está "em paz, em democracia" e em pleno exercício de sua soberania, após o que ele descreveu como "triunfo do povo venezuelano", que estaria vivendo uma "fusão popular-militar-policial". Ele também afirmou que a nação construirá uma "nova democracia revolucionária".

A proposta de Maduro gerou reações no cenário internacional, especialmente em Porto Rico, onde a governadora Jenniffer González-Colón reafirmou seu apoio ao presidente legítimo eleito da Venezuela, Edmundo González.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula sanciona isenção do IR até R$ 5 mil e anuncia tributação maior sobre super-ricos
Reforma histórica acaba com privilégios tributários de bilionários e devolve dinheiro ao bolso da maioria dos trabalhadores
Trump sugere fechamento do espaço aéreo venezuelano e rotas comerciais mudam drasticamente
A recomendação, feita pelo líder republicano, levou aeronaves comerciais a desviarem centenas de quilômetros para evitar o território venezuelano, com receio de uma possível crise entre Washington e Caracas.
Flamengo conquista a Libertadores 2025 com gol de Danilo e bate Palmeiras na final brasileira
O primeiro tempo foi truncado e de poucas oportunidades claras.
Trump admite ter falado ao telefone com Nicolás Maduro em meio a nova crise com a Venezuela
Presidente dos EUA confirma contato direto com o líder venezuelano uma semana após ameaçar fechar todo o espaço aéreo do país
TCP se consolida como terceira maior facção criminosa do Brasil com discurso evangélico
Estrela de Davi derrubada no Rio não freia expansão do Terceiro Comando Puro, que já marca presença em pelo menos dez estados e avança no Ceará com alianças locais e intolerância religiosa
Carregando..