Lula irá ao funeral do papa Francisco em Roma; Janja também estará presente

Palácio do Planalto confirmou a presença do presidente no funeral; viagem depende de protocolo do Vaticano
Por: Brado Jornal 22.abr.2025 às 08h26
Lula irá ao funeral do papa Francisco em Roma; Janja também estará presente
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá a Roma para participar do funeral do papa Francisco, informou o Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21). A primeira-dama, Janja da Silva, acompanhará o presidente na cerimônia, cuja data ainda será definida conforme os protocolos do Vaticano.

A confirmação foi feita em nota oficial, após antecipação da CNN. A composição completa da comitiva presidencial será divulgada nesta terça-feira (22), conforme comunicado da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Na noite desta segunda, Lula também divulgou um vídeo lamentando profundamente a morte do pontífice, destacando o papel de Francisco como líder humanista e defensor dos marginalizados.

“Francisco foi um papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”, disse Lula.

Visivelmente emocionado, o presidente declarou que o dia da morte de Francisco foi “de muita tristeza” para todos que “fazem do amor a sua profissão de fé”, e exaltou o legado do papa, marcado por uma atuação “livre de preconceitos e julgamentos”.

O papa Francisco faleceu após uma trajetória de mais de uma década à frente da Igreja Católica. Reconhecido por seu compromisso com causas sociais, ele promoveu reformas significativas e buscou aproximação com comunidades historicamente marginalizadas dentro e fora da Igreja.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Obras na igreja de São Francisco de Assis em Salvador ganham mais quatro meses de prazo
Prorrogação foi necessária para substituição de telhas e madeiramento após desabamento que vitimou turista
Lula sanciona PL de Sergio Moro que pune planejamento de ataques a autoridades e obstrução ao combate ao crime organizado
A publicação no Diário Oficial da União ocorreu dois dias após a operação policial mais mortal da história do Brasil, contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que resultou em mais de cem mortes.
Nikolas Ferreira critica Lula por silêncio sobre mortes de policiais no Rio
“Ele não falou das famílias, desses homens que saíram de casa sem saber se iam voltar para poder defender a vida de gente que ele nem conhece. É inacreditável”,
Lula aprova lei que reforça luta contra organizações criminosas
Sanção inclui novos crimes e proteção ampliada a agentes envolvidos no combate
Carregando..