O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá a Roma para participar do funeral do papa Francisco, informou o Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21). A primeira-dama, Janja da Silva, acompanhará o presidente na cerimônia, cuja data ainda será definida conforme os protocolos do Vaticano.
A confirmação foi feita em nota oficial, após antecipação da CNN. A composição completa da comitiva presidencial será divulgada nesta terça-feira (22), conforme comunicado da Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Na noite desta segunda, Lula também divulgou um vídeo lamentando profundamente a morte do pontífice, destacando o papel de Francisco como líder humanista e defensor dos marginalizados.
“Francisco foi um papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”, disse Lula.
Visivelmente emocionado, o presidente declarou que o dia da morte de Francisco foi “de muita tristeza” para todos que “fazem do amor a sua profissão de fé”, e exaltou o legado do papa, marcado por uma atuação “livre de preconceitos e julgamentos”.
O papa Francisco faleceu após uma trajetória de mais de uma década à frente da Igreja Católica. Reconhecido por seu compromisso com causas sociais, ele promoveu reformas significativas e buscou aproximação com comunidades historicamente marginalizadas dentro e fora da Igreja.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...