Funeral do Papa Francisco deve reunir meio milhão em Roma; segurança é reforçada

Cerimônia de despedida no sábado (26) mobiliza aparato inédito na Itália; conclave para escolha do sucessor atrai fiéis e chefes de Estado de todo o mundo
Por: Brado Jornal 23.abr.2025 às 10h37
Funeral do Papa Francisco deve reunir meio milhão em Roma; segurança é reforçada
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Praça São Pedro, no coração do Vaticano, se prepara para um dos eventos mais marcantes da história recente da Igreja Católica. Pelo menos 200 mil pessoas são esperadas neste sábado (26) para o funeral do Papa Francisco, falecido na última semana. Nos dias seguintes, outros 250 mil devem se reunir na capital italiana durante o conclave que definirá seu sucessor, segundo estimativas da Defesa Civil do país.

A mobilização é comparável apenas a momentos históricos da Igreja. "Para encontrar um evento deste porte, é preciso voltar muito no tempo — e, mesmo assim, os números eram bem menores", afirmou Fabio Ciciliano, chefe da Defesa Civil e comissário extraordinário nomeado pelo governo italiano para coordenar as operações.

Com peregrinos chegando por terra, mar e ar — em especial da América do Sul e da Argentina, terra natal do pontífice —, Roma já se encontra em estado de atenção máxima. Um plano robusto de segurança foi montado e será mantido durante todo o conclave. Reuniões emergenciais estão sendo realizadas para reforçar a infraestrutura local, com foco na ampliação das redes de comunicação e no acolhimento de delegações estrangeiras.

A Itália já destinou 5 milhões de euros à organização dos eventos, conforme revelou o jornal Corriere della Sera.


Rituais e despedidas

Os últimos ritos litúrgicos começam na sexta-feira (25), às 20h locais (15h de Brasília), com o fechamento do caixão de Francisco. O momento será conduzido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, responsável por gerir a Santa Sé durante o período de Sé Vacante, e contará com a presença de altos nomes da hierarquia católica, como o decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, que também celebrará a missa de funeral.

A cerimônia fúnebre acontecerá às 10h de sábado (5h de Brasília), na Praça São Pedro, com a participação de líderes religiosos e chefes de Estado de várias nações. Após a missa, o caixão será transferido para a Basílica Papal de Santa Maria Maior, onde será sepultado, conforme desejo registrado em testamento pelo papa argentino.

Desde esta quarta-feira (23), milhares de fiéis já se despedem de Francisco na Basílica de São Pedro. O local ficará aberto até a meia-noite para visitação, reabrindo na manhã de quinta-feira e encerrando as atividades às 19h da sexta, quando terá início o rito do sepultamento.

Comovidos, peregrinos formam filas quilométricas para prestar as últimas homenagens ao pontífice que marcou sua era com mensagens de humildade, justiça social e proximidade com os mais vulneráveis.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..