Durante um evento de campanha para as eleições legislativas de domingo (18.mai), o presidente do partido português Chega, André Ventura, sentiu-se indisposto enquanto discursava em Tavira, sul de Portugal, na noite de terça-feira (13.mai.2025). Ventura, que falava a apoiadores, pausou o discurso, levou a mão ao peito e desabou no palco, com aparentes dificuldades respiratórias.
Immediamente socorrido por seguranças, Ventura recebeu os primeiros atendimentos ainda no local. Duas ambulâncias foram chamadas, e ele foi levado consciente ao Hospital de Faro, conforme informou Pedro Pinto, líder parlamentar do Chega.
Ex-membro do PSD (Partido Social Democrata), Ventura foi vereador em Loures em 2017, mas deixou o partido e o cargo em 2018. Fundador do Chega, é doutor em direito público e ganhou destaque na Assembleia da República com propostas polêmicas, como a castração química para pedófilos e restrições à imigração, além de críticas às comunidades ciganas. Suas declarações, frequentemente tachadas de xenófobas e machistas, renderam comparações com o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).
Em janeiro, Bolsonaro gravou um vídeo apoiando Ventura nas eleições de 2024, elogiando-o como representante da “direita e do conservadorismo”. O líder do Chega agradeceu, criticando a esquerda por, segundo ele, ter levado Portugal a um “antro de miséria e corrupção”.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...