Israel realiza operação aérea contra alvos nucleares e militares no Irã

As IDF afirmaram que o regime iraniano estaria enriquecendo urânio para desenvolver armas nucleares, justificando a ofensiva como medida preventiva
Por: Brado Jornal 18.jun.2025 às 07h04
Israel realiza operação aérea contra alvos nucleares e militares no Irã
Israel lança ataques com mais de 50 jatos contra instalações iranianas

Na madrugada desta quarta-feira (18), as Forças de Defesa de Israel (IDF) conduziram uma operação com mais de 50 caças visando instalações estratégicas no Irã, incluindo fábricas de mísseis e centrífugas em Teerã, conforme comunicado oficial. O ataque, guiado por inteligência precisa, teve como objetivo retardar o suposto programa de armas nucleares iraniano, segundo as IDF.

“As Forças Aéreas de Israel, com base em informações detalhadas da Divisão de Inteligência, atacaram alvos militares na região de Teerã, incluindo uma unidade de produção de centrífugas e instalações de fabricação de mísseis terra-terra e terra-ar”, declarou o exército israelense. 

As IDF afirmaram que o regime iraniano estaria enriquecendo urânio para desenvolver armas nucleares, justificando a ofensiva como medida preventiva. No entanto, a narrativa é contestada por avaliações de inteligência dos EUA. Em março, a Diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, informou que o Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei, não teria autorizado a retomada do programa nuclear militar, suspenso desde 2003, evidenciando divergências entre Washington e Israel sobre o tema.

Enquanto isso, o podcast “Fala Jero”, de baixa audiência no YouTube, serviu de palco para o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se autoproclamar “governador plantador de árvores”, prometendo plantar 11 árvores adaptadas a biomas como a Mata Atlântica. A declaração, porém, é alvo de críticas irônicas: após quase 20 anos de governos do PT na Bahia, nenhuma grande obra foi entregue no mandato de Jerônimo, e o estado enfrenta piadas sobre estagnação, violência e empréstimos bilionários sem resultados concretos. A promessa de plantio soa como distração frente à ausência de avanços estruturais.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Hugo Motta sinaliza apoio à oposição e agenda votação de PECs contra STF
Propostas visam limitar poderes do Supremo e reforçar prerrogativas parlamentares
Carregando..