Kast lidera corrida presidencial no Chile com discurso anti-imigração

De acordo com a consultoria Cadem, Kast lidera o primeiro turno com 28% das intenções de voto, seguido por Jara, com 26%.
Por: Brado Jornal 11.ago.2025 às 14h56
Kast lidera corrida presidencial no Chile com discurso anti-imigração

Com uma plataforma conservadora, José Antonio Kast, do Partido Republicano do Chile, está à frente nas pesquisas para as eleições presidenciais de 16 de novembro. Defensor de políticas rígidas contra a imigração irregular, Kast ecoa ideias de líderes como Donald Trump, dos Estados Unidos, e Javier Milei, da Argentina. Ele enfrenta Jeannette Jara, do Partido Comunista, como principal adversária, além de outros três candidatos de centro-direita: Franco Parisi (Partido do Povo), Evelyn Matthei (Chile Vamos) e Johannes Maximilian Kaiser (Partido Nacional Libertário).


De acordo com a consultoria Cadem, Kast lidera o primeiro turno com 28% das intenções de voto, seguido por Jara, com 26%. Em um possível segundo turno, Kast superaria Jara por 48% a 34%, uma diferença de 14 pontos. A pesquisa, disponível em PDF (1 MB, em espanhol), não especifica a margem de erro. Juntos, candidatos de direita e centro-direita concentram a maior parte dos votos.


O cenário político chileno reflete a insatisfação com o atual presidente, Gabriel Boric, da Frente Ampla, cuja desaprovação chega a quase 60%. Esse descontentamento fortalece a oposição, enquanto esquerda e centro-esquerda buscam uma coalizão para conter o avanço conservador.


A questão migratória, especialmente envolvendo venezuelanos, é central na campanha de Kast. Dados do Departamento de Estrangeiros e Migrações apontam que cerca de 670 mil venezuelanos vivem no Chile, representando 41,6% dos imigrantes no país, contra apenas 5.000 em 2002. Durante a Cpac, na Hungria, em 30 de maio, Kast afirmou que a imigração ilegal é uma “estratégia contra a liberdade dos povos”.


Em abril, o Partido Republicano lançou a consulta “Chile Fala”, focada nos impactos da imigração irregular. Kast destacou que a crise migratória afeta o mercado de trabalho, com aumento da informalidade, além de sobrecarregar os sistemas de saúde e educação. “A infraestrutura não consegue atender a todos adequadamente”, declarou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump anuncia envio de “grande frota” de navios para águas próximas ao Irã
Presidente dos EUA diz que movimentação ocorre “por precaução” em meio a tensões com repressão a protestos no país; porta-aviões USS Abraham Lincoln muda rota do Mar da China Meridional para o Oriente Médio
Trump assume presidência vitalícia no novo Conselho de Paz lançado em Davos
Documento revela: Trump só sai do cargo por renúncia ou incapacidade unânime
The Economist repercute escândalo do Banco Master e questiona imparcialidade do STF
Revista britânica destaca colapso do banco de Daniel Vorcaro, vida luxuosa do dono e conexões com políticos, juízes e Congresso; reforça percepção de falta de neutralidade na Suprema Corte
Carregando..