Temporal causa destruição em fábrica da Toyota em Porto Feliz

Vendaval arranca telhado e interrompe produção de motores
Por: Brado Jornal 25.set.2025 às 09h43
Temporal causa destruição em fábrica da Toyota em Porto Feliz
Foto: Vinicius Rogillim/Arquivo Pessoal
Um forte temporal acompanhado de rajadas de vento atingiu a cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, na tarde de segunda-feira, 22 de setembro de 2025, causando sérios danos à fábrica de motores da Toyota. A força dos ventos, que alcançaram até 90 km/h segundo a Defesa Civil, arrancou o telhado do galpão, danificou estruturas metálicas e chegou a tombar um veículo no pátio da unidade. A produção foi suspensa por tempo indeterminado, e a montadora está avaliando os impactos.

A unidade de Porto Feliz, inaugurada em 2016, é responsável pela produção de motores para os modelos Corolla, Corolla Cross, Yaris e Etios, sendo a única fábrica de motores da Toyota na América Latina. Cerca de 800 trabalhadores atuam no local, que também exporta propulsores para a América do Norte. A interrupção afeta diretamente a cadeia de fornecimento, impactando as plantas de Sorocaba e Indaiatuba, no estado de São Paulo, que dependem desses motores.

“Na tarde desta segunda-feira (22/09), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica. A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades. Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento”, informou a Toyota em comunicado oficial.

Imagens captadas por drone mostram a extensão do estrago, com o telhado arrancado, ferros retorcidos e destroços espalhados pelo terreno. Segundo o Corpo de Bombeiros, dez trabalhadores sofreram ferimentos leves e foram atendidos, todos já liberados. O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, no entanto, relatou que cerca de 30 funcionários tiveram ferimentos leves, mas também confirmou que todos receberam alta.

A prefeitura de Porto Feliz decretou estado de emergência devido aos impactos do temporal, que também causou quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e danos a residências na região. Equipes da Defesa Civil, Bombeiros e municipais estão mobilizadas para atender a população e desobstruir vias públicas. A Toyota informou que está elaborando um relatório detalhado para avaliar os danos e planejar a retomada das operações, mas ainda não há prazo definido para a reabertura da fábrica.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renomado arquiteto Kongjian Yu e cineastas brasileiros morrem em acidente aéreo no Pantanal
Tragédia interrompe produção de documentário sobre sustentabilidade no Mato Grosso do Sul
Carregando..