Uma interrupção significativa nos serviços de nuvem da Amazon Web Services (AWS) afetou diversas plataformas digitais em todo o mundo na manhã desta segunda-feira, 20 de outubro de 2025. A falha, que atingiu a infraestrutura da região "US-EAST-1", comprometeu o funcionamento de aplicativos e serviços amplamente utilizados, impactando milhões de usuários, inclusive no Brasil.
Entre as plataformas afetadas estão a rede social Snapchat, a assistente virtual Alexa, o jogo Fortnite, o aplicativo de educação Duolingo, o serviço de streaming Prime Video e a startup de inteligência artificial Perplexity. Além disso, serviços financeiros como Venmo (do PayPal), Chime e a corretora de criptomoedas Coinbase também sofreram interrupções. Outros aplicativos, como o de transporte Lyft e os jogos Roblox, Clash Royale e Clash of Clans, foram reportados como fora do ar pelo site Downdetector, que monitora falhas em serviços digitais.
A AWS, que fornece computação em nuvem, armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas e governos, informou às 6h (horário de Brasília) que identificou uma possível causa para o problema e estava trabalhando na solução. Por volta das 7h, a empresa publicou uma atualização em seu site: "Continuamos a observar recuperação na maior parte dos serviços da AWS afetados. Podemos confirmar que serviços e funcionalidades globais que dependem da região US-EAST-1 também se recuperaram. Continuamos trabalhando para a resolução completa."
Mais de 500 empresas que utilizam a infraestrutura da AWS foram impactadas, segundo a companhia. A pane também afetou o aplicativo de videoconferências Zoom e a plataforma de mensagens Signal, cuja presidente, Meredith Whittaker, confirmou no X: "O Signal está enfrentando problemas devido à falha na AWS." O CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, também se pronunciou no X: "O Perplexity está fora do ar agora. A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver."
A corretora Robinhood, que enfrentou dificuldades em suas operações, atribuiu a interrupção à falha nos servidores da AWS. A Amazon, que compete com Google e Microsoft no mercado de computação em nuvem, não respondeu a pedidos de comentários da agência Reuters até o momento.
A AWS é uma das maiores provedoras de serviços de nuvem do mundo, e interrupções em sua infraestrutura podem causar impactos significativos em plataformas que dependem de seus servidores. A empresa continua trabalhando para restabelecer completamente os serviços afetados, enquanto usuários e empresas aguardam a normalização.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...