PF faz operação contra fraudes no Bolsa Família em Ilhéus

A investigação começou no final de 2022
Por: Brado Jornal 06.mar.2024 às 08h25
PF faz operação contra fraudes no Bolsa Família em Ilhéus
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre três mandados de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (6), na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, durante a “Operação Códigos Ilícitos”, que apura fraudes no programa Bolsa Família, em 2022, na época chamado de Auxílio Brasil.

Segundo a PF, a investigação começou no final de 2022, quando recebeu a informação de que funcionários de uma lotérica foram cooptados por criminosos para auxiliarem na liberação de benefícios sociais.


Entenda abaixo como funcionava o esquema:

Foi identificado que os benefícios eram solicitados, de forma fraudulenta, em nomes de terceiros, moradores da Bahia e de outros estados brasileiros, que não tinham conhecimento do esquema.

Depois, com a ajuda dos funcionários da lotérica, era realizado a ativação indevida do aplicativo CAIXA TEM e os benefícios eram sacados pelos criminosos mediante saque emergencial, sem a utilização de cartão e com uso de códigos (tokens) de saques.


De acordo com a Polícia Federal, os mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quarta-feira têm o objetivo de coletar mais elementos relacionados aos crimes investigados e identificar outros integrantes do grupo. As medidas judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Ilhéus.

A PF informou ainda que a investigação segue com as análises dos materiais apreendidos e com depoimentos dos suspeitos. O crime investigado é o de peculato furto, que prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto critica inação do governo diante da violência contra jovens na Bahia
Líder da União Brasil aponta elo entre falhas na educação e avanço do crime organizado
Crise no Congresso se intensifica com decisões de Moraes contra Bolsonaro e Marcos do Val
Prisão domiciliar de ex-presidente e tornozeleira em senador geram revolta e obstrução legislativa
Ciro Nogueira encontra Bolsonaro em prisão domiciliar
Senador do PP, autorizado por Moraes, relata que ex-presidente está triste, mas mantém fé no Brasil
Oposição protesta com esparadrapo na boca contra prisão de Bolsonaro
Ato no Congresso critica decisões de Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes evita confronto judicial nos EUA contra sanções de Trump
Estratégia política e cautela jurídica guiam decisão do ministro do STF
Lula busca articulação com Brics contra tarifas impostas por Trump
Reunião visa resposta unificada às medidas protecionistas dos EUA
Carregando..