PF investiga fraudes em saques do FGTS em cidades baianas

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Feira de Santana, Salvador, Santo Amaro e São Paulo, e cinco mandados de prisão preventiva, em Salvador e Feira de Santana
Por: Brado Jornal 15.ago.2024 às 10h09
 PF investiga fraudes em saques do FGTS em cidades baianas
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagra, com o apoio do GAECO/BA, na manhã desta quinta-feira (15), a Operação My Friends, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa à organização criminosa especializada em fraudes em saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A investigação se iniciou com a prisão em flagrante de duas mulheres em 19 de Julho do ano passado, quando tentavam viabilizar fraude em detrimento do saldo de conta vinculada ao FGTS pertencente a um terceiro, perante a agência da Caixa Econômica Federal, em Coração de Maria.

Com a análise do conteúdo dos aparelhos celulares apreendidos em poder das presas, foi possível identificar a atuação de uma organização criminosa interestadual especializada em fraudes bancárias, e que mantinham diálogos em um aplicativo de conversas através do grupo intitulado “My Friends”, daí originando o nome da operação policial.

A fraude consistia em falsificação de documentos de forma a possibilitar a abertura de conta bancária em nome de terceiros, possuidores de grandes quantias em conta vinculada ao FGTS.

Nesta quinta-feira (15), estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Feira de Santana, Salvador, Santo Amaro e São Paulo, e cinco mandados de prisão preventiva, em Salvador e Feira de Santana, todos expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador. Os investigados irão responder pelos crimes de organização criminosa e estelionato.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF investiga desvio de emendas para filme ‘Dark Horse’
Operação Make Up apura possível uso irregular de recursos públicos relacionados à produção do longa sobre Jair Bolsonaro.
PF vê coincidência entre gastos de Dark Horse e emendas de Mario Frias
Relatório aponta que R$ 2 milhões enviados ao Instituto Conhecer Brasil podem ter bancado hotel, refeições e a produtora Go Up; Dino autorizou buscas da Operação Make Up
Ex-marqueteiro de Flávio Bolsonaro enviou R$ 1 milhão à produtora de Dark Horse
Marcello de Oliveira Lopes é o terceiro maior remetente identificado pelo Coaf na Go Up; movimentação atípica ocorreu no período das filmagens
Avião cai em fazenda de Água Boa e mata três pessoas
Cessna de prefixo N401NA pegou fogo em área isolada a 20 km da cidade; origem, destino e identidades das vítimas ainda não foram confirmados
Justiça suspende terceiro mandato do presidente da Câmara de Iraquara
Ação do MP-BA anula eleição da mesa e afasta o primeiro-secretário; promotor cita entendimento do STF contra recondução consecutiva
STF cancela sessão desta quinta
É o segundo adiamento da semana; plenário extraordinário marcado para terça-feira (15) segue confirmado.
Carregando..