PF cumpre mandados de busca e apreensão em condomínio de luxo de Salvador

Operação investiga desvios na saúde
Por: Brado Jornal 28.nov.2024 às 08h29 - Atualizado: 28.nov.2024 às 09h07
PF cumpre mandados de busca e apreensão em condomínio de luxo de Salvador

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a segunda fase da Operação Anóxia, com o objetivo de combater crimes relacionados a fraudes em licitações e desvios de recursos públicos, especificamente na contratação de uma empresa especializada na terceirização de mão de obra para atender à Prefeitura Municipal de Santa Luzia. Em Salvador, os mandados estão sendo cumpridos no condomínio de luxo Manhattan Square Home, localizado na Avenida Paralela.

Agentes foram vistos na prefeitura e na casa do gestor de Santa Luzia, Fernando Brito (Avante), conforme informou o Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias.

As investigações da Operação Anóxia começaram em 2020, quando a empresa em questão gerenciava o contrato de terceirização de profissionais da saúde no município de Ilhéus. Naquela ocasião, foram detectados indícios de fraude na dispensa de licitação em favor da empresa, superfaturamento nos serviços contratados e desvio de verbas federais destinadas ao enfrentamento da COVID-19.

Com o início da operação em 2020 e a apreensão de provas, descobriu-se que a empresa envolvida estava praticando o mesmo esquema de desvio em outros municípios da Bahia, incluindo Santa Luzia.

No contrato firmado com Santa Luzia em 2021, a empresa investigada recebeu mais de R$ 7 milhões do Fundo Municipal de Saúde, sendo constatado, preliminarmente, um superfaturamento superior a 34% nos valores pagos.

Além disso, também foram encontrados indícios de outros crimes, como o não pagamento de encargos trabalhistas e a apropriação indébita previdenciária, devido ao não repasse das contribuições ao INSS que foram descontadas dos contratados.

Hoje, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, emitidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nos municípios de Alcobaça, Itororó, Vitória da Conquista, Salvador e Santa Luzia.

Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de frustração do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação, apropriação indébita previdenciária, estelionato, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula participa de apresentação da BaianaSystem no carnaval de Salvador
Presidente dança em camarote durante show no circuito Campo Grande em meio a investigações federais e ajustes fiscais
Tiroteio deixa dois feridos no Carnaval de Salvador
Incidente ocorreu durante o bloco Kuviteiras no circuito Osmar; vítimas receberam atendimento médico imediato
Estudante de 24 anos morre atropelada por caminhão durante o Carnaval em Salvador
Acidente aconteceu no circuito Barra-Ondina; vítima tentou subir no veículo e caiu
Ex-pugilista Reginaldo Hollyfield é preso por violência doméstica em Salvador
Prisão em flagrante ocorreu na noite de domingo (15); ele segue detido na Deam de Periperi
Carregando..