PF defende prorrogação de inquérito em que Renan Calheiros é investigado por recebimento de propina

Por: Brado Jornal 24.set.2021 às 17h41
PF defende prorrogação de inquérito em que Renan Calheiros é investigado por recebimento de propina

A Polícia Federal (PF) vê campo para aprofundar uma investigação sobre supostos pagamentos de propina ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) e quer que a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, dê mais tempo para tocar as apurações. 

O inquérito da PF apura se o relator da CPI da Covid recebeu dinheiro de empresas do setor logístico e portuário em troca de influência em medidas provisórias (MPs) que tramitaram no Congresso Nacional.

As suspeitas são de que houve repasses a Renan por meio do lobista Milton Lyra, suposto operador financeiro do senador, em troca de benefícios na MP dos Portos e em outra MP, que desonerou a folha de pagamento a 14 setores da economia e alterou a contribuição patronal do INSS.

Os dois textos tramitaram no Senado em 2013, quando o alagoano era presidente da Casa.

O despacho que pede mais tempo para as investigações, assinado pelo delegado Dhiego Melo Job de Almeida no último dia 9, chegou ao Supremo na quarta-feira (22). 

Com base em um relatório policial concluído no final de junho, Almeida afirma que “ainda há linha investigativa viável para o aprofundamento das investigações”, sobretudo a respeito de pagamentos da gigante do ramo ferroviário ALL a empresas ligadas a Milton Lyra.

A PF identificou 3,2 milhões de reais em transferências eletrônicas da ALL a duas empresas, a Porte Projetos Terraplenagem e Construções Ltda. e a Link Projetos e Participações Ltda., divididos entre cinco repasses, de novembro de 2013 a janeiro de 2014. 

As duas empresas operavam no mesmo edifício na Avenida Faria Lima, em São Paulo, onde, de acordo com a PF, outras investigações apontam estar baseada uma “estrutura de lavagem de dinheiro”capitaneada por Milton Lyra.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Venezuela deve ao Brasil mais de R$ 10 bilhões em dívida acumulada
Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), “todos os recursos foram desembolsados no Brasil, em reais, diretamente aos exportadores”
Tarcísio de Freitas atrai líderes da direita e empresários em busca de nova liderança para 2026
Em uma recente visita, Moreira compartilhou um vídeo ao lado de Tarcísio, reforçando o compromisso de ambos com o futuro do país
CNJ amplia quadro de juízes auxiliares e desembolsa R$ 3,4 milhões em benefícios em 2025
Os juízes auxiliares são designados pela presidência do CNJ ou pela Corregedoria Nacional de Justiça para diversas funções
Crise orçamentária na FAB suspende operações de aeronaves e afasta 137 pilotos
“Sem dinheiro até para abastecer caças de combate”
Vergonha! Radar meteorológico de Salvador: um ano parado, um retrato do descaso do governo Lula
O radar permanece como um símbolo de desperdício e ineficiência.
Carregando..