União Brasil: como ficam as bancadas do “superpartido” na Câmara e Senado

Fusão entre DEM e PSL foi aprovada nesta quarta-feira, mas ainda precisa do aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser oficializada
Por: Brado Jornal 07.out.2021 às 06h27 - Atualizado: 07.out.2021 às 12h02
União Brasil: como ficam as bancadas do “superpartido” na Câmara e Senado

O DEM e o PSL aprovaram nesta quarta-feira (6), em suas respectivas convenções, a fusão das legendas, a criação e o estatuto de um novo partido: o União Brasil. A sigla, que adotará o número 44 nas urnas, terá a maior bancada na Câmara dos Deputados e crescerá o número de representantes no Senado Federal.

Hoje, a maior bancada da Câmara é a do PSL, com 54 deputados. Já o DEM, a 11ª maior, tem 28 políticos. Com a fusão, o União Brasil passará, em um primeiro momento, a contar com 82 parlamentares.

O número é quase o dobro dos deputados da bancada do PP, o quarto maior da Casa. O partido do atual presidente da Câmara deputado Arthur Lira, conta com 42 parlamentares. O PT, segundo maior partido, tem 53 representantes.

A fusão do DEM com o PSL também vai alterar a formação da bancada no Senado Federal. O DEM tem seis senadores, incluindo o presidente da Casa, e do Congresso, Rodrigo Pacheco. Já o PSL tem duas cadeiras. O União Brasil poderá, portanto, ter oito parlamentares no Senado.

Embora ainda não seja suficiente para desbancar partidos como o MDB (15), PSD (11) e o Podemos (9), o União Brasil terá mais cadeiras do que outras siglas como PSDB (7), PP (7), PT (6) e PL (4), por exemplo.

Em tese, partidos com número maior de parlamentares no Congresso têm mais poder para analisar e negociar pautas — e também mais dinheiro. A fusão do DEM com o PSL terá R$ 160 milhões em valores do fundo partidário.

A criação do União Brasil ainda precisa do aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser oficializada. A expectativa é que o TSE dê a permissão até fevereiro de 2022, antes da abertura da janela partidária.

Janela partidária

O número de deputados e senadores pode mudar entre março e abril de 2022. Isso porque, em cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece cerca de seis meses antes do pleito.

Na Câmara dos Deputados são 513 parlamentares ao todo, eleitos através do voto proporcional. Os deputados exercem seus cargos por quatro anos.

Já no Senado, são 81 cadeiras. O mandato desses políticos é de oito anos, mas as eleições acontecem de quatro em quatro. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das suas bancadas.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula critica escolha de imagem em campanha e gera polêmica
Declaração sobre foto de campanha provoca debate
Consulados dos EUA no Brasil retomam vistos de estudante com novas exigências de redes sociais
Novas regras incluem análise de perfis públicos para vistos F, M e J
Ex-prefeito de Poções condenado a devolver milhões ao erário público
Decisão judicial determina punições por irregularidades na gestão de Otto Wagner
Deputado solicita reforço na vigilância de Bolsonaro por risco de fuga
A solicitação de Farias inclui medidas para intensificar a segurança no entorno da casa do ex-presidente, como aumento do policiamento ostensivo
Pt planeja atos para 7 de setembro em defesa da soberania nacional
Reorganização partidária e estratégias para o Dia da Independência
Roberta Roma e ACM Neto retomam laços após anos de afastamento
Reaproximação política e pessoal marca novo capítulo na relação entre as famílias Roma e Neto
Carregando..