CPI da Covid: MPF abre 12 novas investigações preliminares sobre denúncias

Uma das acusações da comissão que será investigada diz respeito às ações e possíveis omissões no Ministério da Saúde durante a gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello que teriam contribuído para o agravamento da pandemia da covid-19.
Por: Brado Jornal 05.jan.2022 às 07h00
CPI da Covid: MPF abre 12 novas investigações preliminares sobre denúncias

O Ministério Público Federal no Distrito Federal abriu 12 investigações preliminares para apurar as denúncias do relatório final da CPI da Covid do Senado Federal. As investigações vão tramitar como “notícias de fato” na primeira instância, pois não envolvem autoridades com foro privilegiado. Em razão disso, os casos vão tramitar na primeira instância. As informações foram divulgadas pelo portal R7.

Uma das acusações da comissão que será investigada diz respeito às ações e possíveis omissões no Ministério da Saúde durante a gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello que teriam contribuído para o agravamento da pandemia da covid-19.

A Procuradoria da República no DF é a unidade do MPF (Ministério Público Federal) responsável pelos casos federais de primeiro grau no âmbito do DF. Segundo a procuradora da República Marcia Brandão Zollinger, a procuradoria só vai analisar fatos relacionados à prática de improbidade administrativa. Sendo assim, denúncias contra pessoas com prerrogativa de foro privilegiado não serão investigadas pelo órgão.

Nesse inquérito, além de Pazuello, serão investigados: a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro; o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco Filho; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Brito Ribeiro; o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten; o ex-assessor da Presidência da República Arthur Weintraub; o empresário Carlos Wizard; e os médicos Nise Yamaguchi, Luciano Dias Azevedo e Paolo Zanotto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Piauí: prefeitura do PT oferece incentivos fiscais à empresa do ‘jogo do tigrinho’
A CPI das Bets, concluída no último mês, pediu o indiciamento de 16 pessoas por atividades ilegais no setor de apostas, incluindo Fernando Oliveira
PT mobiliza redes com vídeos de IA para criticar Congresso e Hugo Motta
Segundo um relatório da consultoria Bites, solicitado pelo GLOBO, a campanha começou em 17 de junho, logo após as primeiras reações do Congresso contra o IOF
Tensão entre Tarcísio e bolsonaristas atrasa votações em São Paulo
Nas últimas semanas, o grupo sinalizou descontentamento ao dificultar a aprovação de projetos prioritários do governo
Moraes interrompe medidas do governo e Congresso e agenda conciliação sobre IOF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta sexta-feira (4), a suspensão de atos do governo federal e do Congresso Nacional relacionados ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
STF prorroga inquérito contra bolsonaristas por novos fatos, afirma Barroso
Barroso, que está em Portugal para o Fórum de Lisboa, conhecido como “Gilmarpalooza”, explicou que inicialmente planejava encerrar o inquérito com o ministro Alexandre de Moraes, mas a descoberta de novos elementos mudou os planos
Lula acumula 117 dias fora do Brasil após viagem à Argentina
Durante o evento do Mercosul, Lula defendeu a importância do bloco como proteção contra guerras comerciais
Carregando..