Presidente publicou vídeo conversando com tripulantes do avião da FAB que foi à Polônia para resgatar, além dos brasileiros, ucranianos e sul-americanos
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) divulgou nas redes sociais informações e um vídeo sobre a tripulação resgatada no Leste Europeu, onde ocorre a guerra na Ucrânia.
De acordo com a publicação de Bolsonaro, na tarde desta quarta-feira (9), o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trará para o Brasil um total de 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano, além de 14 crianças, oito cachorros e dois gatos.
Na postagem seguinte, o presidente gravou um vídeo conversando virtualmente com a tripulação. O avião da FAB pousou na Polônia na tarde desta quarta. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, é um dos tripulantes do voo.
“Vão mandar uma recepção pra vocês aqui em Brasília. Valeu, vou dar um abraço em vocês aqui, na Base [Aérea] aqui em rasília”, disse o presidente. Veja as publicações.
Ao final do vídeo, Bolsonaro diz que lamenta a guerra e torce pela paz. “Tenho meus limites, isso que está acontecendo aí [a guerra] atrapalha o mundo todo”, afirmou. Em seguida, reforçou que estará na Base Aérea de Brasília para receber os repatriados e resgatados.
A previsão é que a aeronave chegue à Base Aérea de Brasília na quinta-feira (10), às 12h. Segundo nota do Palácio do Planalto, “brasileiros e estrangeiros provenientes da Ucrânia, ao desembarcarem no Brasil, receberão do governo federal todo o apoio necessário para retornarem em segurança aos seus lares”.
Avião da FAB decolou do Brasil para a Polônia há dois dias
O KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Varsóvia, na Polônia, para deixar 11,6 toneladasde ajuda humanitária para a população ucraniana, além de resgatar brasileiros e estrangeiros que fugiram da guerra no Leste Europeu.
O avião saiu de Brasília na última segunda-feira (7) e fez três escalas técnicas – em Recife, na Ilha do Sal (Cabo Verde) e em Lisboa (Portugal) – antes de aterrissar na capital polonesa.
O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e um dos projetos estratégicos da Defesa. A aeronave já foi empregada em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021).
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...