Alcolumbre dá sete dias para senadores conseguirem votos contrários à criminalização da misoginia

Projeto de lei será votado na próxima semana como primeiro item da pauta caso não haja acordo para barrá-lo
Por: Carol Barbalho 19.mar.2026 às 22h39
Alcolumbre dá sete dias para senadores conseguirem votos contrários à criminalização da misoginia
Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, concedeu prazo de sete dias para que os senadores reúnam votos suficientes contrários ao projeto que criminaliza a misoginia. Se não houver o número necessário de votos contrários, a proposta será votada na próxima semana, como primeiro item da ordem do dia do Plenário.

O PL 896/2023, de autoria da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), insere a misoginia entre os crimes de preconceito ou discriminação da Lei 7.716/1989, conhecida como Lei do Racismo. O texto define misoginia como a conduta que manifesta ódio, repulsa ou aversão às mulheres.

O projeto já foi analisado pela Comissão de Direitos Humanos e pela Comissão de Constituição e Justiça. Emendas de redação foram apresentadas e o texto retornou temporariamente aos colegiados para apreciação. Na sessão desta semana, a matéria foi retirada de pauta após questão de ordem apresentada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Alcolumbre indicou que a votação ocorrerá na sessão plenária da próxima terça-feira, caso não haja articulação para adiar ou rejeitar o projeto. Se aprovado no Senado, o texto segue para análise na Câmara dos Deputados.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF liga advogado baiano a emenda parlamentar que favoreceria Banco Master
Investigação da Operação Compliance Zero aponta que André Kruschewsky atuou na redação de proposta apresentada por Ciro Nogueira para ampliar cobertura do FGC
Renato Cariani reconhece Renan Santos por denunciar shows milionários em prefeituras e afirma acompanhar sua campanha de perto
Influencer fitness conversa com Richard Rasmussen e Júlio Balestrin e destaca que ativista do MBL “botou o dedo na ferida” sobre contratações caras por prefeituras
Trump elogia encontro com Lula e anuncia novas conversas
Presidente americano classificou o mandatário brasileiro como 'muito dinâmico' após reunião de três horas na Casa Branca
Câmara de Salvador concede título de cidadão soteropolitano a Flávio Bolsonaro
Vereadores aprovam homenagem ao senador e pré-candidato à Presidência, vista como gesto de aproximação política contra o PT na Bahia.
Vorcaro pagou hospedagem de luxo para Ciro Nogueira em Nova York
Diárias no Park Hyatt chegam a mais de R$ 130 mil; PF vê vantagens indevidas em troca de favores parlamentares
PF apreende BMW e malotes de dinheiro na casa de Ciro Nogueira
Senador do PP-PI é alvo de nova fase de operação que investiga supostas vantagens de banco em troca de favores no Congresso
Carregando..