Base de Bruno tem jurisprudência contra Geraldo Junior no STF

Prazo de defesa encerrou terça (10)
Por: Brado Jornal 12.mai.2022 às 13h17
Base de Bruno tem jurisprudência contra Geraldo Junior no STF
Foto: Divulgação

A base do prefeito Bruno Reis pretende usar como jurisprudência contra o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Junior, um caso ocorrido na Câmara Municipal de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. 

Uma ação no Supremo Tribunal Federal já avalia o caso. O relator do Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) movido pelo União Brasil para anular a eleição que reconduziu Geraldo Júnior à presidência da Câmara Municipal de Salvador (CMS), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques, inclusive notificou o vereador e deu um prazo de cinco dias para que ele se manifeste sobre o caso. O prazo venceu ontem. O Farol da Bahia tentou falar com o presidente da Câmara, sobre sua defesa, mas não teve retorno 

O caso do Mato Grosso, levado ao Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 871, decidiu pela inconstitucionalidade da reeleição ilimitada para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande. 

Diferente de Salvador, no entanto, a Lei Orgânica do Município autorizava a possibilidade de reeleições consecutivas. 

Para a Corte Suprema, todavia, a interpretação usada foi a que consta na Constituição da República para permitir apenas uma reeleição, de maneira consecutiva. A mesma interpretação vem sendo aplicada, inclusive, para eleições para mesas diretoras de Assembleias Legislativas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente do Instituto Voto Legal permanece foragido após decretação de prisão
Ministro Alexandre de Moraes determina medidas preventivas contra dez condenados na trama golpista após fuga frustrada de Silvinei Vasques
TCM-BA rejeita suspensão de licitação milionária em Queimadas
A empresa Pena Forte Comércio e Serviços LTDA saiu como vencedora do certame, promovido na gestão do prefeito Ricardo Marcos Batista Lopes (PSD).
Corpo de homem que tentou salvar familiares é encontrado em praia de Ilhéus
O incidente ocorreu no domingo (28), na praia dos Coqueiros, em Ilhéus, conforme relatado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA)
Presidente dos Correios admite possível necessidade de aporte do Tesouro em 2026
Os Correios fecharam acordo com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander Brasil, recebendo R$ 10 bilhões em dezembro de 2025 e mais R$ 2 bilhões previstos para janeiro de 2026, com garantia do Tesouro
Pesquisa do Instituto Paraná revela maior desaprovação ao governo Lula
Na classificação qualitativa da gestão, 42,8% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima (sendo 34,8% péssima e 8% ruim), 23,1% avaliam como regular e 32,7% veem positivamente (19,8% boa e 12,9% ótima).
Laudo revela grave apneia do sono em Jair Bolsonaro durante período na prisão
Um exame médico submetido pela defesa de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou que o ex-mandatário registrou 514 interrupções respiratórias em uma única noite enquanto estava sob custódia.
Carregando..