Base de Bruno tem jurisprudência contra Geraldo Junior no STF

Prazo de defesa encerrou terça (10)
Por: Brado Jornal 12.mai.2022 às 13h17
Base de Bruno tem jurisprudência contra Geraldo Junior no STF
Foto: Divulgação

A base do prefeito Bruno Reis pretende usar como jurisprudência contra o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Junior, um caso ocorrido na Câmara Municipal de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. 

Uma ação no Supremo Tribunal Federal já avalia o caso. O relator do Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) movido pelo União Brasil para anular a eleição que reconduziu Geraldo Júnior à presidência da Câmara Municipal de Salvador (CMS), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques, inclusive notificou o vereador e deu um prazo de cinco dias para que ele se manifeste sobre o caso. O prazo venceu ontem. O Farol da Bahia tentou falar com o presidente da Câmara, sobre sua defesa, mas não teve retorno 

O caso do Mato Grosso, levado ao Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 871, decidiu pela inconstitucionalidade da reeleição ilimitada para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande. 

Diferente de Salvador, no entanto, a Lei Orgânica do Município autorizava a possibilidade de reeleições consecutivas. 

Para a Corte Suprema, todavia, a interpretação usada foi a que consta na Constituição da República para permitir apenas uma reeleição, de maneira consecutiva. A mesma interpretação vem sendo aplicada, inclusive, para eleições para mesas diretoras de Assembleias Legislativas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Julgamento de Sean “Diddy” Combs por tráfico sexual tem início em Manhattan
Durante as declarações iniciais, a promotoria destacou que as vítimas, cujos depoimentos serão apresentados ao longo do julgamento de dois meses, relatarão abusos físicos frequentes e momentos de fúria de Combs por motivos triviais
Palhaçada! Senador Cleitinho interrompe CPI das bets para pedir selfie à Virgínia Fonseca
Enquanto o “jogo do tigrinho” destrói vidas e leva brasileiros ao fundo do poço, Cleitinho transforma a CPI em um circo de bajulação e desrespeito.
Virou moda? deputado Mário Negromonte Jr. pressiona por indicação da esposa ao TCM-BA em manobra política
A escolha do novo conselheiro está nas mãos do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que enfrenta um cenário de interesses políticos escusos.
Virginia Fonseca depõe na CPI das Bets e esclarece vínculo com apostas
Virginia, que possui mais de 53 milhões de seguidores, foi convocada como testemunha, não como investigada
Novo partido Missão, do MBL, será lançado em congresso em Salvador
A segurança pública será uma das prioridades do Missão, inspirada na política de endurecimento de Nayibe Bukele em El Salvador
Carregando..