Michelle Bolsonaro busca novo encontro com Alexandre de Moraes para solicitar prisão domiciliar ao ex-presidente

Ex-primeira-dama pretende argumentar pessoalmente sobre risco de broncoaspiração à noite e agravamento do quadro de saúde de Jair Bolsonaro
Por: Brado Redação 19.mar.2026 às 17h12
Michelle Bolsonaro busca novo encontro com Alexandre de Moraes para solicitar prisão domiciliar ao ex-presidente
Foto: Reprodução/PL Mulher

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) planeja solicitar uma nova audiência com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com o objetivo de pedir que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpra eventual pena em regime domiciliar.

De acordo com pessoas próximas ao ex-presidente, Michelle deseja expor diretamente ao magistrado que Bolsonaro não pode permanecer sozinho durante a noite devido ao elevado risco de broncoaspiração, agravado pelos soluços persistentes que enfrenta desde a facada sofrida na campanha de 2018. Ela também pretende relatar que, segundo avaliação da equipe médica, um atraso de cerca de uma hora no socorro durante o episódio ocorrido na sexta-feira (13) poderia ter resultado em óbito.

Bolsonaro permanece internado desde então em hospital particular de Brasília, tratando broncopneumonia bacteriana provocada pela aspiração de vômito. O boletim médico divulgado na quarta-feira (18) indicou melhora nos dois pulmões, embora ainda não haja previsão de alta.

Na noite de terça-feira (17), o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente e pré-candidato ao Planalto, encontrou-se com Moraes acompanhado do advogado Paulo Cunha Bueno. Após o encontro, Flávio descreveu a conversa como objetiva, na qual foram apresentadas preocupações e fundamentos para reforçar o pleito da defesa pela prisão domiciliar.

A defesa protocolou novo pedido de prisão domiciliar humanitária na terça-feira, destacando o agravamento recente do estado de saúde, comprovado pela internação de emergência. Os advogados sustentam que o presídio do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha e localizado próximo ao Complexo Penitenciário da Papuda, é incompatível com a manutenção da saúde e integridade física do ex-presidente, podendo provocar complicações graves ou fatais.

O quadro clínico atual reacendeu movimentações no Supremo para convencer Moraes a autorizar a transferência para regime domiciliar. Pelo menos dois ministros próximos ao relator dedicam esforços nesse sentido, iniciativa que já vinha sendo articulada desde o ano passado.

Em janeiro, Michelle já havia sido recebida por Moraes em seu gabinete no STF. Na ocasião, questionou se o ministro não poderia estender ao marido o mesmo benefício concedido ao ex-presidente Fernando Collor — prisão domiciliar humanitária. Moraes explicou que o caso de Collor envolvia diagnóstico de Parkinson associado a risco de quedas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Yury do Paredão destinou R$ 1,5 milhão em emendas para shows de cantor do qual é sócio
Deputado federal do MDB-CE patrocinou recursos via Comissão de Turismo que pagaram apresentações de Jonas Esticado
Keir Starmer renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após 23 meses
Anúncio abre caminho para Andy Burnham como possível sucessor; Starmer permanecerá no cargo até a escolha do novo líder trabalhista
Pré-candidato pelo Missão lança “Operação Pix na Viola” no Paraná
Gabriel Bertolucci divulga ranking das cidades que mais gastaram com shows e eventos e oferece relatório gratuito
Abelardo de la Espriella vence Iván Cepeda e direita assume presidência da Colômbia
Apuração preliminar aponta vitória por margem apertada; contagem oficial começa nesta segunda-feira (22)
Carregando..