"Critério é o sexo biológico e não identidade de gênero", diz Cátia Rodrigues sobre projeto voltado às participações esportivas

A edil ainda acrescentou que os transexuais merecem respeito, mas que não é aceitável que esse respeito sirva como pretexto para o cometimento de injustiças no campo esportivo
Por: Brado Jornal 17.mai.2022 às 17h41
Foto: Divulgação

Diferente do que tem se ventilado, o projeto de Indicação da vereadora de Salvador, Cátia Rodrigues (UB), que trata sobre competições esportivas oficiais na capital baiana, não busca vetar a participação de pessoas transexuais nestes eventos, mas sim colocar como critério o sexo biológico para que as condições de disputa sejam justas. 

A vereadora repudiou as "fakes news" levantadas com a sua proposição e voltou a salientar que, na proposta, é bem clara a indicação sobre o tema: "O sexo biológico será o único critério definidor do gênero dos competidores em partidas esportivas oficiais no município de Salvador". 

Para Cátia, é notório que pessoas de gênero biológico masculino, mas que não se reconhecem assim, teriam vantagens nas disputas esportivas com mulheres, por conta do biotipo corporal.  

"O nosso projeto não quer proibir que as pessoas trans disputem competições, mas sim que elas disputem de acordo com o seu sexo biológico. Não é justo para os demais participantes, que tanto focam em treinamentos, disputarem uma competição onde o seu concorrente tem uma estrutura corporal mais avançada, mas que por se identificar com aquele gênero quer disputar o campeonato. O incentivo ao esporte também passa por justiça", disse a vereadora.

A edil ainda acrescentou que os transexuais merecem respeito, mas que não é aceitável que esse respeito sirva como pretexto para o cometimento de injustiças no campo esportivo. Cátia, no âmbito da preservação física dos esportistas, ainda trouxe um exemplo ocorrido no MMA, quando a primeira trans da história, chamada Fallon Fox, causou uma concussão de sete pontos na cabeça de sua oponente, a Tamikka Brents. Brents teve uma espécie de fratura orbital sem precedentes na história do esporte. 

"Notoriamente a contusão aconteceu pois a Fox tem um biotipo muito mais avantajado do que a sua adversária, tanto que a Brents teve uma séria lesão. Precisamos, também, nos atentar na preservação física de nossos atletas, principalmente em esportes de luta e de contato físico", completou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Sidney Oliveira, da Ultrafarma, é preso por liderar esquema de fraude fiscal
Operação Ícaro revela envolvimento de auditor da Sefaz-SP em fraudes com notas fiscais e ICMS
Vereador critica Jerônimo por recorde em pedidos de empréstimos na Bahia
Duda Sanches aponta falta de resultados e questiona gestão financeira do governador
Alexandre de Moraes faz piada com influenciador sobre sanção dos EUA
Encontro no STF durante evento “Leis e Likes” gera momento descontraído
Tarcísio Pedreira exige resposta de Jerônimo Rodrigues sobre atraso na regulação de paciente
Prefeito de São Gonçalo dos Campos critica demora de 30 dias na transferência de paciente e aponta responsabilidade do governo estadual
Lula anuncia envio de projeto para regular redes sociais ao Congresso
Defesa da primeira-dama e foco na proteção de crianças e adolescentes
Carlos Muniz cobra diálogo entre Bruno Reis e Jerônimo Rodrigues para beneficiar Salvador
Presidente da Câmara se oferece para mediar encontro entre prefeito e governador
Carregando..