‘Não seria conveniente a existência de CPIs no período eleitoral’, diz Pacheco

Presidente do Senado fará a leitura do requerimento para investigação de fraudes no Ministério da Educação, mas instalação do colegiado será em ‘momento oportuno’
Por: Brado Jornal 05.jul.2022 às 16h50
‘Não seria conveniente a existência de CPIs no período eleitoral’, diz Pacheco
Ântonio Milina

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu que a instalação da novas comissões parlamentares aconteçam apenas após as eleições gerais. Em coletiva nesta terça-feira, 5, o presidente do Congresso Nacional reforçou que o entendimento também é compartilhado pela ampla maioria dos líderes, que defendem que a instalação aconteçam em momento oportuno. “De fato, nas vésperas do recesso parlamentar e no período eleitoral, de setembro e outubro, não seria conveniente a existências das comissões”, mencionou Pacheco. Segundo ele, o adiamento das instalações busca evitar que o período eleitoral possa contar o processo de investigação, que devem ser isentos e imparciais.

“Serve para o MEC, para Amazônia, para CPI do Narcotráfico. Todos fatos são importantes, urgentes, o que existe nesse momento é a compreensão que as investigações podem ser prejudicadas”, reforçou o presidente do Congresso. Atualmente, há cinco requerimentos junto à presidência para instalação de novas comissões, sendo três já lido em plenário e três – mais recentes, em espera. Entre eles está o documento de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede) pela investigação de supostas irregularidades no Ministério da Educação (MEC).

A expectativa é que a leitura dos pedidos de CPI aconteça nesta quarta-feira, 7, em sessão deliberativa no plenário do Senado Federal, sendo os blocos partidárias liberados para fazer as indicações após o período eleitoral. Além disso, a tendência é que dois requerimentos de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que abordam sobre temas da Amazônia, sejam unificados.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação da PF atinge senador Weverton Rocha e número 2 da Previdência em investigação sobre fraudes no INSS
Nova fase da Operação Sem Desconto cumpre mandados em vários estados
Senado aprova projeto que alivia punições para condenados pelos atos do 8 de janeiro e favorece Bolsonaro
A votação terminou com 48 votos favoráveis e 25 contrários, configurando um triunfo para aliados bolsonaristas e um revés para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Congresso Nacional analisa Orçamento de 2026 nesta sexta-feira
Sessão conjunta inclui PLOA e 20 projetos de créditos adicionais para 2025
Partidos de esquerda recorrem ao STF contra aprovação do PL da dosimetria
Ação questiona vícios no trâmite legislativo do projeto no Senado
Cassação de mandatos de Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro gera críticas na oposição
Ex-diretor da Abin foi condenado pelo STF por envolvimento em trama golpista, enquanto filho de ex-presidente perdeu cargo por excesso de ausências
Tensão interna no governo Lula após acordo de Jaques Wagner no PL da dosimetria
Líder do Senado admite articulação sem aval do Planalto e gera atrito com Gleisi Hoffmann
Carregando..