Morte de Fernando Gomes é lamentada por políticos baianos

Rui Costa decretou luto oficial de três dias no estado logo após a informação ser divulgada, neste domingo, 24
Por: Brado Jornal 25.jul.2022 às 06h24
Morte de Fernando Gomes é lamentada por políticos baianos
Fernando Gomes era portador de Hepatite B, há mais de 20 anos - Foto: Divulgação

O falecimento do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), foi lamentado por políticos baianos de diversos partidos, poucos minutos depois que a informação foi divulgada, no fim da tarde deste domingo, 24. 

Fernando Gomes (PTC), foi transferido, nesta quarta-feira, 20, para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Aliança, em Salvador, após ter crise de tosse e vômito. 

Na ocasião, o ex-prefeito de Itabuna também sentia dores nas pernas e região abdominal. De acordo com os médicos, a inflamação no fígado foi causada por automedicação, ou seja, uso sem a orientação médica antes de ser internado. Fernando era portador de Hepatite B, há mais de 20 anos.

Prefeito de Itabuna em cinco ocasiões, Fernando Gomes foi um dos fundadores do MDB em Itabuna, partido que fazia oposição à ditadura militar.

Seu primeiro cargo público foi em 1973, quando assumiu o cargo de Secretário Municipal de Administração. Em 1978, disputou sua primeira eleição para prefeito de Itabuna e saiu vitorioso.

Fernando deixa viúva e seis filhos.

Um dos que enviou condolências à família de Fernando Gomes foi o governador Rui Costa (PT), que anunciou luto por três dias no estado.

Quero manifestar meu pesar pela morte do ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal, Fernando Gomes. Que Deus conforte seus familiares, amigos e itabunenses. Está decretado luto oficial na Bahia por 3 dias.

O senador e ex-governador Jaques Wagner (PT), o pré-candidato ao Governo do Estado este ano pelo grupo de Rui Costa, Jerônimo Rodrigues (PT), e o pré-candidato à reeleição ao Senado, Otto Alencar (PSD), além de lamentarem a morte do político do PTC, também ressaltaram suas qualidades.

Recebi com pesar a notícia da morte do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. Político com uma longa e reconhecida trajetória, sendo prefeito por cinco mandatos e também deputado federal. Meus sentimentos e toda solidariedade aos familiares e amigos neste difícil momento.

Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento de Fernando Gomes, ex-prefeito de Itabuna. Liderança do sul do estado, Fernando foi prefeito da cidade por 5 mandatos e conquistou a admiração dos itabunenses. Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento.

É com pesar que recebo a notícia da morte do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. Com reconhecida trajetória política, cinco mandatos de prefeito e tb deputado federal.Nesse momento de perda e dor, meus sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos.

O atual prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), decretou três dias de luto no município e lamentou a morte do seu antecessor.

"Decretei luto oficial por três dias em memória do ex-prefeito Fernando Gomes Oliveira, cuja trajetória política e administrativa é por todos reconhecida. Que descanse em paz", escreveu.

O deputado federal João Bacelar (PL) descreveu Fernando Gomes como "o maior político do Sul da Bahia". "Ficam as memórias da sua trajetória e todas as suas obras e grandes conquistas nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e assistência social por toda a cidade de Itabuna e Bahia", disse João Bacelar, que se solidarizou com os amigos e familiares do ex-prefeito de Itabuna.

Natural da cidade que foi governada por Fernando Gomes, o presidente estadual do PCdoB e secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, também prestou solidariedade aos familiares do ex-prefeito da cidade do sul do estado, assim como o deputado estadual Alex Lima (PSB).

A notícia da morte do ex-prefeito da minha cidade #Itabuna, Fernando Gomes, causou a todos grande consternação. Meus sentimentos aos familiares e amigos . É inegável a admiração de toda a região cacaueira pela pessoa e trajetória construída por Fernando Gomes. Deixo registrado minha solidariedade e sinceros sentimentos aos familiares

Fernando Gomes havia sido transferido, na última quarta-feira, 20, para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Aliança, em Salvador, após ter crise de tosse e vômito. Na ocasião, o ex-prefeito de Itabuna também sentia dores nas pernas e região abdominal. De acordo com os médicos, a inflamação no fígado foi causada por automedicação, ou seja, uso sem a orientação médica antes de ser internado. Fernando era portador de Hepatite B há mais de 20 anos.

Prefeito de Itabuna em cinco ocasiões, Fernando Gomes foi um dos fundadores do MDB em Itabuna, partido que fazia oposição à ditadura militar. Seu primeiro cargo público foi em 1973, quando assumiu o cargo de Secretário Municipal de Administração. Em 1978, disputou sua primeira eleição para prefeito de Itabuna e saiu vitorioso. Fernando deixa viúva e seis filhos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alexandre de Moraes confronta advogado em audiência sobre trama golpista
Ministro do STF determina verificação de celular após suspeita de gravação não autorizada
Bolsonaro em prisão domiciliar exige controle sobre visitantes
Ex-presidente reclama de visitas indesejadas e planeja filtrar autorizações
Bolsonaro contesta acusações de golpe e solicita absolvição no STF
Defesa apresenta alegações finais e questiona delação de Mauro Cid
Malafaia desafia investigação de Alexandre de Moraes e critica inquérito do STF
Pastor reage à inclusão em apuração da Polícia Federal e promete intensificar críticas ao Supremo
Marcelo Lima é afastado da prefeitura de São Bernardo por suspeita de corrupção
Polícia Federal aponta uso de recursos ilícitos para custear despesas pessoais do prefeito e sua família
Tribunal penaliza ex-prefeito de Candeias e esposa por irregularidades em aquisição de respiradores
Doutor Pitágoras e Soraia Matos Cabral enfrentam multas e ressarcimento por sobrepreço em compra emergencial durante a pandemia
Carregando..