Posse no STJ tem Bolsonaro e Moraes frente a frente pela primeira vez após operação da PF

Bolsonaro sentou ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e do ex-presidente do STJ Humberto Martins, que passou o cargo para a ministra Maria Thereza.
Por: Brado Jornal 26.ago.2022 às 06h50
Posse no STJ tem Bolsonaro e Moraes frente a frente pela primeira vez após operação da PF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), estiveram frente a frente na tarde desta quinta-feira (25/8). Durante a posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), eles se encontraram pela primeira vez desde a operação da PF contra grupo de empresários investigados por defenderem um golpe de Estado no WhatsApp em caso de derrota de Bolsonaro nas eleições.

As medidas judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes. Além dos mandados de busca, o magistrado determinou a quebra de sigilo financeiro e o bloqueio das contas bancárias e das redes sociais dos investigados. A informação é do Portal Metrópoles.

Bolsonaro e Moraes ficaram separados entre as cadeiras destinadas aos ministros e a bancada onde estavam os presidente dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Até o término da cerimônia, presidente e ministro não tinham se cumprimentado. Os participantes da posse ainda descerão para um coquetel de comemoração.

Bolsonaro sentou ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e do ex-presidente do STJ Humberto Martins, que passou o cargo para a ministra Maria Thereza.

Posse

A ministra Maria Thereza de Assis Moura tomou posse como a 20ª presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quinta-feira (25/8). Og Fernandes assumiu a vice-presidência. Os dois vão conduzir o STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF) no biênio 2022-2024, em substituição aos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, respectivamente.

Com 15 anos de atuação no STJ, a ministra é a atual corregedora nacional de Justiça, cargo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Maria Thereza foi eleita por aclamação em maio. A ministra é a segunda mulher a ocupar a presidência do tribunal. A primeira foi Laurita Vaz, no biênio 2016-2018.

A magistrada atuará junto a um corpo de ministros majoritariamente masculino. O tribunal é composto de, no mínimo, 33 ministros, nomeados pelo presidente da República. Atualmente, só seis são mulheres. Isso representa 18% dos ministros da Corte.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Dirceu afirma que campanha de Lula não será mais “Lulinha paz e amor”
Ex-ministro completa 80 anos em festa em Brasília, convoca PT para mobilização de combate, critica Flávio Bolsonaro como golpista e lança jingle sertanejo em apoio à própria pré-candidatura a deputado
CPI rejeita convocação de ACM Neto no Senado
Comissão do Crime Organizado aprova retirada de requerimento do PT; senador citava repasses de R$ 3,6 milhões do Banco Master e Reag para empresa de consultoria
Megaoperação da PF cumpre 180 mandados de prisão contra facções criminosas em 15 estados
Ação deflagrada nesta quarta-feira mira organizações criminosas em todo o país, com 112 mandados de busca e apreensão
Deputados do PP quitam faturas de cartão de crédito de Ciro Nogueira, revela relatório do Coaf
Pagamentos totalizaram R$ 17 mil em 2024 e aparecem em documento ligado a fintech usada pelo PCC
Ciro Nogueira nega proximidade com Daniel Vorcaro e promete renunciar ao mandato se houver denúncia comprovada
Senador reage a relatório do Coaf que aponta pagamentos de faturas por deputados do PP e menciona relação com empresário
Banco Master: Vorcaro sinaliza delação premiada sem proteções
Dono do banco investigado diz a investigadores que fará acordo sério e não poupará envolvidos; expectativa é de negociação conjunta com PF e PGR
Carregando..