Pela primeira vez, STF vai ter barreira contra drones no 7 de Setembro

Esquema de segurança pública na Esplanada dos Ministérios foi definido pelas autoridades do Distrito Federal
Por: Brado Jornal 06.set.2022 às 16h53
Pela primeira vez, STF vai ter barreira contra drones no 7 de Setembro
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Pela primeira vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai ter uma barreira contra drones com sensores para o feriado do 7 de Setembro. Por segurança, a Suprema Corte não detalhou como a ação vai ocorrer.

Na semana passada o STF estava preparando um efetivo policial 70% maior do que o do ano passado, para proteção dos prédios da Corte. Além disso, a agenda dos ministros não vai ser informada e cada um dos 11 vai ter escolta de agentes da Polícia Judicial.

O serviço de Inteligência também mapeou as possíveis ocorrências policiais que podem acontecer amanhã. A Polícia Militar prevê deixar a postos um grupo da tropa de choque para ficar ao lado do prédio do STF.

Já a Secretaria de Segurança da Corte Suprema fez nos últimos meses ações para identificar, avaliar e acompanhar “ameaças” reais ou potenciais. Com base nessas informações, eles definiram os possíveis riscos e planejou ações para reduzir ou neutralizar cada um deles, sempre atuando preventivamente.

O esquema de segurança pública na Esplanada dos Ministérios foi definido pelas autoridades do Distrito Federal, com ajuda do STF e de outros órgãos públicos. O plano envolve o desfile do 7 de Setembro e possíveis manifestações.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) decidiu proibir a entrada de caminhões na Esplanada dos Ministérios no dia 7 de Setembro. O local será palco de desfile militar pelo Dia da Independência e de atos favoráveis ao governo do presidente Bolsonaro.

Haverá revista do público que entrar na Esplanada, com bloqueio por meio de gradis. Também foram definidos objetos proibidos, como armas em geral, incluindo as de fogo, brancas (como facas) e réplicas de brinquedo. Não poderão ter acesso pessoas portando fogos de artifício e explosivos em geral, sprays e aerossóis, mastros de qualquer material, garrafas de vidro e latas, substâncias inflamáveis e drogas ilícitas.

Também haverá fiscalização própria nos prédios públicos. O trânsito na Esplanada também será fechado para qualquer tipo de veículo desde a véspera, nesta terça-feira, 6.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Silas Malafaia alvo de busca e indiciamento em investigação com Jair e Eduardo Bolsonaro
A investigação revelou intensa atividade de Jair Bolsonaro na criação e disseminação de conteúdos em redes sociais, desrespeitando medidas cautelares previamente estabelecidas.
Câmara aprova projeto que autoriza STJ a criar 330 cargos comissionados
Medida visa atrair servidores para gabinetes com gratificações mais altas
Crise Magnitsky impacta bancos brasileiros com perda de R$ 41,9 bilhões
Desvalorização na bolsa reflete incertezas sobre aplicação da Lei Magnitsky e decisão do STF
PL Bahia: bastidores indicam pré-candidatos a deputado estadual para 2026
Fontes apontam que os deputados estaduais Raimundinho da JR e Vitor Azevedo podem deixar o PL antes do pleito.
Estados Unidos intensificam pressão contra Maduro com envio de navios de guerra à Venezuela
Operação militar no Caribe visa combater narcotráfico e reforça acusações contra o presidente venezuelano
Carregando..