Lula usa imagem do Papa para dizer que é inocente e vaticano desmente petista

Ex-presidente divulgou uma Fake News na sua Propaganda Eleitoral afirmando que foi "Inocentado" até pelo Papa Francisco, em nota vaticano disse que Lula "nunca recebeu a bênção dos inocentes"
Por: Brado da Redação 18.out.2022 às 05h11 - Atualizado: 18.out.2022 às 05h46
Lula usa imagem do Papa para dizer que é inocente e vaticano desmente petista

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Palácio do Planalto, tem feito críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, por falar de religião durante a campanha eleitoral. No entanto, o petista faz propaganda e utiliza a imagem do Papa para dizer que é inocente.

Em uma das inserções produzidas para o segundo turno, a campanha de Lula afirma que o ex-presidente nunca cometeu crimes e que ele foi inocentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Papa Francisco. A publicidade tem dois vídeos de Lula e Francisco durante um encontro entre eles em 2020. O Vaticano, contudo, nunca confirmou se o Papa reconhece a inocência de Lula.

Por meio do portal de notícias oficial, o Vaticano negou a informação que circulava pelas redes sociais de que teria concedido uma bênção chamada  (algo como bênção dos inocentes) ao ex-presidente, o boato começou a circular quando uma foto dos dois em Roma foi divulgada. Na imagem, o pontífice está com a mão sobre a cabeça de Lula.


Em 2018 o Vaticano também desmentiu uma Fake News do PT que dizia que o papa Francisco enviou um terço ao ex-presidente Lula mas que o emissário do Santo Padre, o argentino Juan Gabrois, foi impedido de visitar Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso, a informação foi publicada pelo PT.



Após a repercussão o Vaticano emitiu uma nota oficial e negou que o Papa tenha enviado o terço a Lula, conforme o Vatican News, “O advogado argentino Juan Gabrois disse que a visita era pessoal e não em nome do Santo Padre. Ele não teve a permissão para se encontrar com Lula”, diz nota do Vatican News.

O candidato também afirma na propaganda que foi absolvido na Organização das Nações Unidas (ONU), mas a verdade é que em 28 de abril de 2022, o Comitê de Direitos Humanos da ONU concluiu que a investigação e o julgamento do ex-presidente na operação Lava Jato não foram imparciais e violaram o direito à privacidade e seus direitos políticos. A análise foi feita após o próprio ex-presidente apresentar uma denúncia ao comitê sobre como ele foi levado a julgamento.

Apesar disso, no entanto, o Comitê de Direitos Humanos não tem jurisdição para absolver ou condenar um indivíduo. O colegiado da ONU fez apenas uma análise sobre o julgamento do petista pela Justiça brasileira, e não sobre as acusações contra ele portanto, a afirmação que Lula foi inocentado pela ONU também é falsa.

Após a repercussão negativa Lula voltou a usar a imagem do santo Papa em outras inserções do seu programa eleitoral, porém desta vez não citou que Lula foi "Inocentado" apenas limitou-se a falar que o ex-presidente recebeu uma benção do papa depois que "Saiu da cadeia".

Lula é inocente?

Apesar de se declarar inocente, Lula nunca foi absolvido das acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro que o levaram à prisão. Em julho de 2017, o ex-juiz Sergio Moro condenou o petista a 12 anos e um mês de reclusão pelos crimes no caso do triplex.

Posteriormente, a pena foi reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a 8 anos e 10 meses. Lula começou a cumprir a prisão em 7 de abril de 2018, na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Enquanto o ex-presidente estava preso, a juíza Gabriela Hardt, substituta de Moro na Justiça Federal de Curitiba, o condenou a 12 anos e 11 meses de prisão também pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro devido a obras realizadas por empreiteiras em um sítio de Atibaia, no valor de R$ 1 milhão, supostas propinas pagas pelas construtoras a Lula.

Em 8 de novembro de 2019, Lula saiu da prisão depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) proibir o encarceramento de réus após condenação em segunda instância.

Posteriormente, em 2021, os processos do triplex e do sítio de Atibaia foram anulados pelo Supremo, que disse que os casos deveriam ser julgados em Brasília e não em Curitiba, além de entender que Moro foi parcial durante o processo. Por fim, a Justiça no DF decidiu pela prescrição de ambas as ações, o que impede Lula de receber uma nova condenação.

Confira a propaganda que repete a fake news que Lula foi inocentado pelo Papa


Fonte: R7 e Veja


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro do STF agenda reunião com governador do Rio sobre operação em favelas
Alexandre de Moraes preside audiência com Cláudio Castro nesta segunda-feira
Cláudio Castro defende classificação do Comando Vermelho como terrorista
Governador fluminense destaca exemplos de Argentina e Paraguai na luta contra facções criminosas transnacionais
Partidos de esquerda solicitam apuração no Supremo sobre ação letal na capital fluminense
Legendas políticas denunciam abusos em operação que resultou em 121 óbitos e questionam o equilíbrio entre baixas e material bélico confiscado pela PM
Justiça apura contratações diretas da Prefeitura de Santo Estêvão em festas juninas
Prefeito Tiago da Central enfrenta inquérito civil e denúncias na Câmara Municipal
Fábricas ilegais de armas em São Paulo e Minas Gerais fornecem fuzis ao Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Esquema de produção industrial de fuzis falsos é desmantelado pela PF em operação que revela rede de suprimentos para facções criminosas
Júnior Friboi afirma que governo Trump absorveu visões enviesadas a respeito do Brasil
Irmão do empresário, Joesley, dialogou com o líder republicano antes de gestos positivos em direção a Lula; polarização interna e ambições políticas teriam afetado laços entre nações
Carregando..